Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça Pedro Peixoto: produtor musical das bandas Lagum e Clara x Sofia

Mineiro conversou com o Culturadoria no Show da Tarde e contou a história, trajetória e trabalhos desenvolvidos
Por Thiago Fonseca
Pedro Peixoto - Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

De engenheiro elétrico a produtor musical. Foi por conta das ondas sonoras que o mineiro Pedro Peixoto, de 30 anos, se apaixonou pela música. Hoje, em menos de cinco anos, é referência nacional no assunto. São mais de 160 milhões de plays nas plataformas digitais, como produtor musical e engenheiro de mixagem de artistas como Clara x Sofia, Lagum, Jota Quest e Elena Dara.

“Sempre fui um músico de apartamento e na hora de escolher a graduação eu pensei que Engenharia Elétrica conversaria com meus interesses na música por causa da parte técnica. Lá, conheci o meu sócio e abrimos um estúdio. Foi assim que tudo começou”, conta.

Formação

Dessa forma, cursou Engenharia Elétrica no CEFET-MG com ênfase em Engenharia de Áudio. Em seguida, especializou-se em Produção Musical e Engenharia de Áudio com diversos produtores e engenheiros do Brasil e do mundo, como Michael Brauer e Joe Chiccarelli.

“É uma profissão um tanto quanto desconhecida no Brasil pois não existe uma formação acadêmica consolidada ou curso homologado pelo MEC. Mas existe uma engenharia complexa e uma produção por trás das músicas que ouvimos na rádio. Fui me especializando”, explica.

E do que aprende, escuta e vive, Pedro leva para as produções. Não é à toa que é nítido uma pegada em comum nelas, mesmo sendo de artistas diferentes. “Sempre fui muito da cultura pop e ouvi muito o que estava no mercado. Procuro estar próximo dessas pessoas que estão inovando. E a parte mais legal é que os artistas são mais abertos e todo mundo contribui pra formar algo novo”, revela.

 

Carreira

A soma de fatores gera fenômenos. Como foi o caso da canção Deixa, de Lagum feat. Ana Gabriela, que em 2019 ganhou disco de diamante. E não é só na produção musical que transita. No final do ano passado Pedro se lançou como diretor, produtor musical e empresário da artista Elana Dara. Além disso, o produtor também ministra aulas, tendo formado mais de 80 profissionais.

“Gosto de ensinar que temos que entender que a gente não está fazendo música para outros técnicos escutarem, estamos fazendo música para o público. Que é preciso desligar essa chavinha. Nosso trabalho é emocionar e não fazer o público perceber a técnica”, conta.

Para difundir o ensino da técnica o produtor musical resolveu liberar um curso gratuito durante o período de pandemia. No curso Engenharia de Áudio Online, Pedro ensina técnicas de produção e um pouco do que aprendeu durante a carreira. Clique aqui e se inscreva. Além disso, compartilha no canal do YouTube dicas e processos de mixagem.

 

Pedro Peixoto – Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!