fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Peças de teatro e dança para ver online na quarentena

Estão na lista montagens do Grupo Galpão, do Teatro Oficina, do Grupo Corpo, da São Paulo Companhia de Dança e outros

Por Thiago Fonseca *

19/05/2020 às 09:30 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Guto Muniz / Divulgação

Esta pauta é dedicada a você, leitor, que contribuiu para a escolha dela. Depois de recebermos dezenas de sugestões pelo Instagram, a vencedora foi esta lista, com dicas de espetáculos de teatro, performances e dança para ver na internet durante a pandemia. Seja gravado ou online. Tem peça do Grupo Galpão, Teatro Oficina, Cyntilante Produções e outras. Além de espetáculos do Grupo Corpo e da São Paulo Companhia de Dança. Se você quiser saber como tem sido produzir teatro para o online e a recepção, clique aqui e confira uma reportagem que fizemos sobre o assunto.

Grupo Galpão

Romeu e Julieta, uma atualização do texto feita pelo Grupo Galpão chega online, de graça, nesta quarentena. Após mais de 300 apresentações, a peça dirigida por Gabriel Villela, que fala da relação dos jovens em contexto da cultura brasileira, está disponível no canal do Youtube do Galpão. Tem ainda, os espetáculo Nós, De Tempo Somos e Os Gigantes da Montanha. Imperdível.

E-Cena

Até o dia 31 de maio a Mostra Online E-Cena exibirá lives com diversos artistas. Denise Fraga, Grace Passô, Leandra Leal e Caio Blat são alguns dos nomes. As transmissões são feitas, entre sexta e domingo, pelo Facebook , Instragram e Youtube. A programação ainda conta com debates. Tudo gratuito. O evento é organizado pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio.

Teatro Oficina

Com 60 anos de história, o grupo fundado por José Celso Martinez Corrêa, Amir Haddad e Carlos Queiroz Telles é um dos mais importantes do Brasil. Na quarentena, disponibilizou gratuitamente no Youtube diversas peças como Os Sertões, As Bacantes e Para Dar um Fim no Juízo de Deus.

Quarentena Cyntilante

A companhia criou o projeto Quarentena Cyntilante e disponibiliza gravações de 26 espetáculos infantis, cada um custa R$ 20. É só acessar o site e escolher. Tem disponível montagem de A Bela e a Fera, Cinderela, Os Saltimbancos e outros. Além disso, tem live quinzenal, de graça, no Youtube da Companhia.

Cine Theatro Brasil

O espaço cultural de BH decidiu experimentar e criou a Lives Para Rir. Quinzenalmente disponibiliza no canal do Youtube vivos de peças de comédia, que depois ficam salvos e podem ser vistas a qualquer hora. Pérolas do Tejo, de Carlos Nunes, e Guara-pa-rir, de Kayete e Guilherme Oliveira, já estão disponíveis.

 

Grupo Corpo – Foto: Jose Luiz Pederneiras / Divulgação.

Grupo Corpo

Toda semana, durante a quarentena, o Grupo Corpo está disponibilizando dois espetáculos para o público no Vimeo. Clique aqui para assistir. Em seguida, faça login, selecione um dos espetáculos da promoção, clique em aplicar código promocional digite grupocorpo45anos. As peças gratuitas que estarão no catálogo são divulgadas no Instagram do Grupo. Caso queira, pode alugar também, no catálogo tem Lecuona, Bach, Gira e outros.

Festival UP!

O Festival totalmente online surgiu no início do isolamento social como uma forma de disponibilizar vídeos de teatros, literatura, dança e música e cenas para as pessoas que estão em casa. Cada ator ou grupo envia o material que é disponibilizado de graça no site do evento. O Festival Up! ficará no ar três meses e tem conteúdo novo todos os dias.

Os Satyros

A companhia de teatro experimental, fundada na década de 1980, liberou no canal do Youtube espetáculos completos e algumas cenas. Por lá é possível ver, de graça, o espetáculo Todos os Sonhos do Mundo, de Ivam Cabral, e cenas de peças, por exemplo, Divinas Palavras e Vestido de Noiva.

São Paulo Companhia de Dança

Estão disponíveis no Youtube da TV Cultura, de graça, gravações dos espetáculos Lago dos Cisnes e Noite Tchaikovsky, da São Paulo Companhia de Dança. O Grupo, criado em 2008, pelo Governo de São Paulo, é referência no Ballet Clássico.

Palavra Z Produções Culturais

No site da Palavra Z Produções Culturais é possível encontrar dezenas de espetáculos gravados disponíveis na campanha Teatro Online. No catálogo estão: Rinocerontes, do Coletivo Errante; Juvenal, Pita e o Velocípede, da Pandorga Cia de Teatro; e outros. Tudo de graça e a cada semana o site atualiza os títulos.

photo

Entenda como casas de shows autorais em BH estão sobrevivendo na pandemia

Contas acumuladas, receitas quase no zero e saudades da cultura. É esse o cenário que os proprietários de casas de shows autorais de Belo Horizonte encontram hoje. Desde meados de março, espaços como A Obra, A Autêntica e Matriz, estão fechados. Dessa forma, a renda, que antes vinha da bilheteria e do bar, não entra […]

LEIA MAIS
photo

Confira cinco dicas de drinks tradicionais para fazer em casa

Sextou! Com a chegada do fim de semana e com uma vasta lista de lives para ver, o jeito é curtir, mesmo que em casa. Neste post separamos cinco dicas de drinks para você mesmo fazer em casa. Separe a coqueteleira, pegue aquela bebida no bar e separe umas frutas. Tem opção de drink com gin, vodka, […]

LEIA MAIS
photo

Coluna Almasculina: Quem é o melhor amigo do homem?

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Talvez para muitos seja o único e possível. E têm lá suas razões: os cães são companheiros fiéis, obedecem aos comandos do seu dono, escutam sem contestar, têm hábitos regrados etc. Ter um cão ao seu lado tem efeitos já comprovados pela neurociência. Em idosos, […]

LEIA MAIS