Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Segunda ação do projeto “Parede de Cinema” tem início nesta quinta 

Gostou? Compartilhe!

Nova ação do “Parede de Cinema” traz obra com aplicações de trançados de palhas de banana na parede externa do Cinebicudo, em Altamira

Nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro, a partir das 17h, acontece no Cinebicudo, na cidade mineira de Altamira (distrito de Nova União), uma nova ação do projeto “Parede de Cinema”, de Karina Felipe. Assim, a obra é composta por uma instalação produzida com traçados feitos com palhas de banana, cestos de taquara, objetos antigos pertencentes à comunidade. Do mesmo modo, fotografias dos moradores da região. O projeto “Parede de Cinema” entende a parede de cinema como espaço expositivo. Dessa maneira, interage com a comunidade local do vilarejo, criando intervenções artísticas em diferentes linguagens. O objetivo é promover a troca entre os saberes locais, culturais e ambientais.

O Cinebicudo é um cinema localizado numa comunidade rural, situada num vale, entre as montanhas do Espinhaço, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Karina Felipe conta que as palhas de banana usadas agora no “Parede de Cinema” foram doadas pela cachaçaria Germana. Elas oferecem diversos tipos de fibra para a elaboração da obra que está sendo realizada pela dona Narli, moradora de um assentamento na região.

Fachada do Cinebicudo, iniciativa de Karina Felipe em Altamira (Karina Felipe/Divulgação)
Fachada do Cinebicudo, iniciativa de Karina Felipe em Altamira (Karina Felipe/Divulgação)

Valorizando os artesãos locais

Os traçados citados serão aplicados na parede externa do Cinebicudo. “A intervenção artística do projeto ‘Parede de Cinema’ é bem voltada para o artesanato local. Desse modo, além do traçado feito com palhas de banana, conta com peças produzidas por artesãos locais”. Caso dos cestos de taquara utilizados para armazenar alimentos nas viagens a cavalo pela serra feitos por antigos senhores da comunidade.

“Hoje, é difícil encontrar esses objetos e, tal qual, artes?os que ainda produzem. Assim, a ideia é fazer mesmo um resgate, valorizar este ofício”, prossegue Karina. Além da instalação externa, dentro da sala de cinema, dentro da iniciativa “Parede de Cinema”, será realizada a primeira mostra de fotografias antigas da comunidade. As fotos foram cedidas pelos moradores, que enviaram cliques do que é mais importante para eles. Ou seja, fotos de família, objetos ou de uma morada antiga. “Aí, também tem um viés de memória, valor e afeto, que, assim, será compartilhado. Ou seja, eles (moradores) serão os protagonistas da mostra”, relata a artista.

Prêmio

Em julho de 2023, a artista visual, idealizadora e curadora do Cinebicudo, Karina Felipe, foi contemplada com o prêmio “Museu é o Mundo”. A iniciativa tem, como missão, mapear, fomentar e viabilizar ações artísticas que propiciem desenvolvimento cultural e social a partir da potencialidade da arte. Do mesmo modo, dos efeitos multiplicadores dela. Assim, o prêmio possibilitou a realização de duas ações realizadas pelo projeto “Parede de Cinema”.

A primeira ação do “Parede de Cinema”, intitulada “Residencial Village do Bicudo”, foi realizada em outubro deste ano. Desse modo, contou com instalações de objetos e projeções de vídeos dentro da sala. A instalação foi composta por diversos objetos para serem habitados ou usados pelas aves locais, como abrigos, poleiros, dormitórios, comedouros, bebedouros, comidas e água. Uma câmera de segurança filmou alguns registros dos pássaros nas instalações projetadas.

Instalações

De forma geral, o projeto “Parede de Cinema” pretende criar instalações com propostas educativas. Logo, que possam despertar, no público, uma sensibilidade sensorial e a valorizaç?o dos recursos naturais da região. Neste bojo, flora, fauna e plantas medicinais locais. Tal qual, a ideia da própria cultura local como memória. O movimento também coloca relevo na valorização do trabalho da mulher no campo, as rezas e o fazer artístico, como pinturas, objetos, desenhos, entre outras linguagens. “A ideia é produzir uma ‘instalação mural’ e fazer um convite aos moradores locais para interagirem. Com isso, aproximarem-se da sétima arte e da arte contemporânea, linguagens pouco tradicionais na região”, conta Karina Felipe.

Visitação

Além do público local, o vilarejo de Altamira tem recebido muitos visitantes e turistas da capital e do entorno. Principalmente, visitantes de Belo Horizonte, Nova União, Taquaraçu, Caeté, Sabará e Santa Luzia. O mural “Parede de Cinema” foi ponto de atração e, antes mesmo da divulgação oficial nas plataformas oficiais, o trabalho já havia circulado por meio de selfies nas redes sociais.

Sobre a artista

Idealizadora do “Parede de Cinema”, Karina Felipe possui graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas (2003) e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência na área de Ecologia com ênfase em Ornitologia e Educação Ambiental. Também atua na área de Artes Visuais, com participação em exposições individuais e coletivas, residências artísticas, prêmios e editais de Artes Visuais em Belo Horizonte e nacionais. 

É coordenadora e educadora do Instituto de Pesquisas Tapioca e idealizadora e curadora do Cinebicudo, em Altamira, tal qual, do “Parede de Cinema”. Foi curadora da Residência Artística da Mutuca (RAM), realizada Altamira, e do TAU – Território Arte Urbana, festival de Artes Urbanas realizado em Belo Horizonte.

O Cinebicudo

Construído em 2017 por Karina Felipe, o cinema rural “Cinebicudo” tem como ideia central a exibição de filmes nacionais, com entrada franca. O cinema – onde acontece o “Parede de Cinema” está localizado no quintal da propriedade de Karina Felipe, na principal rua do vilarejo. Composto por cerca de 300 moradores, o vilarejo é isolado e possui características peculiares de uma comunidade camponesa que tem como base econômica a produção de bananas. Localizada na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra do Cipó, a região é conhecida pela presença de campos rupestres preservados e fauna e flora nativa relevante.

Serviço

Segunda ação do projeto “Parede de Cinema” no Cinebicudo, em Altamira-MG

Data: 21 de dezembro

Horário: a partir das 17h

Endereço: Cinebicudo, Localidade rural de Altamira n/s, Nova União

Mais informações: Instagram/@cinebicudo, [email protected]

 

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]