A dupla formada por Sandra Peres e Paulo Tatit sobe ao palco do Palácio das Artes no domingo, no Diversão em Cena
Patrícia Cassese | Editora Assistente
Como sói acontecer a cada ano, os 12 meses de 1994 foram palco de acontecimentos marcantes para o bem e para o mal. No primeiro escaninho, podemos citar, por exemplo, a estreia, nas telas de cinema, do desenho “O Rei Leão” (que se tornaria mais um clássico dos Estúdios Disney). Mas teve também a morte do piloto Ayrton Senna, em maio. No Brasil, a música feita para o público infantil teve um ganho imensurável com a entrada em cena da dupla Palavra Cantada.
Formada pelos músicos (sim, você sabe, mas não custa lembrar) Sandra Peres (composição, piano, teclados e voz) e Paulo Tatit (composição, baixo, violão, guitarra e voz), o Palavra Cantada não precisou muito tempo para o projeto arregimentar fãs em todo o Brasil.
O grande trunfo do projeto é propor um trabalho que, como a própria descrição do duo no site oficial Palavra Cantada aponta, tem como norte “criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças”.
Em Belo Horizonte, o Palavra Cantada tem um público cativo, fiel, entusiasta. Não por outro motivo, os ingressos para a apresentação que Sandra e Tatit farão neste domingo (7 de abril), no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes, já estão esgotados.
“Vem Cantar com a Gente”
Marcado para começar às 17h, o espetáculo “Vem Cantar com a Gente”, do Palavra Cantada, integra o projeto Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal.
Esta iniciativa em particular tem parceria com a Lima Produções Culturais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
O nome do espetáculo já dá um bom indicativo do tom que o norteia. Desta vez, Sandra e Tatit escolheram 28 músicas de seu repertório, mas o recorte se deu com aquelas que mais visualizações têm no canal do Palavra Cantada no YouTube. Ou seja, o convite para “cantar com a gente” será certamente atendido.
Terra acolhedora
Voltar à capital mineira é sempre uma experiência aprazível para Sandra e Tatit, já que os dois integrantes revelam, ao Culturadoria, ter vários amigos por aqui. “No início da Palavra Cantada, tivemos um contato muito rico com o trabalho do Duo Rodapião, formado pelo Eugênio Tadeu e pelo Miguel Queiroz”, exemplificam.
Em tempo: a pedido dos dois artistas, as respostas dadas à reportagem foram creditadas, nesta matéria, a ambos, que preferem assim, para enfatizar o caráter de uma dupla afinada também fora dos palcos.
“O Estevan Marques, que trabalhou pelo menos 10 anos com a Palavra Cantada é um mineirinho, que tocou na nossa banda e é muito importante para a gente, assim como o pai, Francisco Marques, o Chico dos Bonecos. Uma verdadeira inspiração para Palavra Cantada”, elogiam.
Parcerias calibradas
Sandra e Tatit também lembram que, recentemente, fizeram uma parceria com o Grupo Corpo. “Fizemos a trilha do espetáculo ‘Primavera'”, contam, sobre o projeto de 2021 da célebre companhia de dança liderada por Rodrigo Pederneiras.
No caso, o coreógrafo trabalhou sobre 14 músicas do Palavra Cantada (apresentadas na versão instrumental).
Tatit e Sandra acrescentam, ao Culturadoria, que a dupla Palavra Cantada também tem uma relação muito próxima com o Grupo Giramundo. “Que criou o teatro musical de bonecos do espetáculo ‘As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água'”, pontuam.
O espetáculo do grupo mineiro de bonecos estreou em 2019, portanto, antes da pandemia.
No palco do Diversão em Cena
No palco desta edição do Diversão em Cena, Tatit e Sandra estarão acompanhados por Daniel Ayres (percussão, baixo e teclado), Danilo Penteado (vocal, violão, sanfona, baixo, acordeon e cavaquinho), Julia Pittier (percussão e vocal) e Michelle Abu (bateria).
Logo de início, serão apresentadas músicas pensadas para “esquentar a voz”. Caso de: “Pé com Pé”, “Fome Come”, “Pomar”, “Ora Bolas”, “Ciranda” e “Criança não Trabalha”.
Depois, a dupla Palavra Cantada vai convidar as famílias para dançarem e se jogar no ritmo do “Sambinha da Fralda Molhada”, “Samba do Mexe-Mexe” e “Coloridos”.
Daí vem um momento mais íntimo, visando o aconchego entre pais e filhos. Neste bloco, o show abarca canções voltadas também aos bebês, como “Canção da Mamãe”, “Eu sou um Bebezinho”, “Passeio do Bebê”, “Tchibum da cabeça ao Bumbum” e “O Explorador”.
O repertório inclui, ainda, os clássicos “Sopa” e “Menina Moleca”. “Também vamos apresentar uma música nova, ‘O Porco Espinho e a Raposa'”, diz a dupla.
E eles confirmam que várias iniciativas vão pontuar a comemoração dos 30 anos de trajetória, ano que vem. “Estamos preparando um novo show, um novo álbum e um livro de fotos sobre a história do Palavra Cantada”, avisam os dois (sim, Sandra e Tatit, a reportagem respeitou o pedido de as falas serem assinadas por ambos).
Serviço
Diversão em Cena ArcelorMittal convida Palavra Cantada (“Vem Cantar com a Gente”)
Quando. Neste domingo (7 de maio), às 17h
Onde. Grande Teatro Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, Centro)
Quanto. Ingressos esgotados