Looks apresentados em desfile poderão ser vistos na mostra que será aberta ao público no Palácio da Liberdade
A exposição “Moda e Arte no Palácio” passa a ocupar o Palácio da Liberdade a partir desta quinta-feira, 2, e até o dia 26 de novembro. A iniciativa é um desdobramento do desfile homônimo, realizado no foyer do Palácio das Artes, no dia 22 de outubro. Assim, o evento abriu a Semana da Moda de Belo Horizonte, na programação do Minas Trend. Desse modo, o tema escolhido pela A.Criem ressalta a moda como elemento da cultura que transita e dialoga com todas as artes. Logo, 50 estilistas, entre eles, dez novos talentos, mostraram looks autorais flertando com a arte em várias facetas.
Primeiramente, a pesquisa realizada pelos designers para a criação das propostas contempla a música, as artes plásticas/artes visuais, a sacra, a dança, as artes urbanas e as encenações teatrais – como a ópera, entre outras narrativas. Conforme o material do evento, os looks inspirados no streetwear e a cartela de cores são os elementos que trazem unidade à exposição que passa a ocupar o Palácio da Liberdade.

Curadoria
A curadoria do projeto Moda e Arte no Palácio é dos estilistas Antônio Diniz, presidente da A.Criem, Victor Dzenk e Renato Loureiro. Assim, ficou a cargo de Loureiro curar os novos nomes, que se apresentaram na passarela. Tal qual, que fazem parte da exposição. São eles: Bela Ferreira, Adriana Gonçalves, Lívia Castro, Diego Alvarenga, Marina Rosa, Thiago Mirandes, Lívia Lopes, Aislan Batista, Rodolfo Oliveira e Túlio Assunção.
A A.Criem foi criada em 2020 com o objetivo de valorizar e divulgar os profissionais responsáveis pelo estilo da moda de Minas Gerais. Tal qual, defender os interesses da categoria no mercado. Em abril, empreendeu a primeira ação de repercussão nacional. No caso, o desfile Passarela da Liberdade, nos jardins do Palácio da Liberdade. Assim, o evento abriu a semana de moda de Belo Horizonte, com recursos da LEIC. Após o evento, os looks desfilados foram expostos na Pequena Galeria da FCS.
Visitação
O Palácio da Liberdade está aberto à visitação, por meio do projeto Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade. Assim, este é financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. O patrocínio é da Copasa.
Serviço
Exposição Moda e Arte no Palácio
Data: 2 a 26 de novembro
Horário: de quarta a sexta, das 12 às 17h; sábados, domingos e feriados: de 10h às 16h30
Palácio da Liberdade
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br