Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dia dos Pais: plataforma lista filmes que trazem a relação pai e filho

Gostou? Compartilhe!

Plataforma Itaú Cultural Play indica filmes que se alinham ao relacionamento pai e filho, para balizar o Dia dos Pais

A plataforma Itaú Cultural Play traz, em seu catálogo, obras que abordam, sob veios distintos, a figura paterna. Assim, são títulos que, portanto, se configuram como candidatos para serem assistidos no Dia dos Pais, data comemorada neste domingo, 13 de agosto. Entre eles, estão: “O Menino e o Mundo”, “Os Dias com Ele” e “Foguete”, juntamente com o clássico “Eles Não Usam Black Tie”. O acesso é pelo site ou pelo App nos dispositivos móveis Android e IOS.  

Primeiramente, temos “O Menino e o Mundo”, um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro. Trata-se de uma produção de 2013 que fez história ao ser indicado ao Oscar de Melhor Animação. Antes de tudo, a obra conta a história de um menino que mora no campo, mas que parte para uma metrópole após a partida de seu pai. Logo, conhece pessoas, estranhos seres e assustadoras máquinas-bicho. Com direção de Alê Abreu, o desenho carrega, em sua estética, a pluralidade de técnicas. A trilha sonora é de Naná Vasconcelos e Emicida.

Frame da animação "O Menino e o Mundo", indicação para o Dia dos Pais (Itaú Cultural/Divulgação)
Frame da animação "O Menino e o Mundo", indicação para o Dia dos Pais (Itaú Cultural/Divulgação)

Documentário

Para fãs de documentários, a dica é “Os Dias Com Ele”, dirigido por Maria Clara Escobar. O filme, realizado em 2013, relata a tentativa da cineasta de mergulhar em um passado quase desconhecido do seu pai, Carlos Henrique Escobar. Ele, um intelectual que se exilou em Portugal durante a ditadura militar brasileira, tem o desafio de abrir o coração para a filha. Assim, reviver histórias que gostaria de deixar no esquecimento. Premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2013, ganhou o Prêmio da Crítica, bem como o Prêmio do Júri e, do mesmo modo, o Prêmio Itamaraty. Tal qual, no mesmo ano foi premiado no Doclisboa International Film Festival.

O documentário “Os Dias Com Ele” foi dirigido por Maria Clara Escobar e lançado em 2013 (IC Divulgação)

O curta-metragem brasiliense “Foguete”, de Pedro Henrique Chaves, foi produzido em um dos brinquedos mais icônicos da capital federal, localizado no Parque Ana Lídia. Ele tem a forma que dá nome ao filme. A história trata de diferentes estágios do processo de envelhecimento e amadurecimento. Além disso, levanta uma reflexão profunda sobre os sentimentos humanos no decorrer da vida, em especial a coragem e o medo. Realizado em 2020, o filme representou a cidade na 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes.

Cena do curta-metragem “Foguete”, que também está no catálogo (Frame)

Clássico

Considerado um clássico do cinema brasileiro, “Eles Não Usam Black Tie” é uma adaptação da peça de Gianfrancesco Guarnieri. A história, dirigida por Leon Hirszman, em 1971, narra a relação de Tião e seu pai, o militante Otávio. Ambos são operários e trabalham em uma fábrica. Ao saber da gravidez de sua namorada, o rapaz anuncia o noivado à família. Neste momento, operários da fábrica decidem entrar em greve, da qual seu pai é um dos líderes. Assim, ao decidir não aderir ao movimento, a relação entre pai e filho se desgasta e gera um conflito familiar.

Fernanda Montenegro e Carlos Alberto Riccelli contracenam em “Eles Não Usam Black Tie” (Itaú Cultural)

Vale dizer que o longa-metragem conquistou dois prêmios no Festival de Veneza, em 1981. Fernanda Montenegro e Carlos Alberto Riccelli fazem parte do importante elenco. Em 2015, o filme entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Serviço

Dia dos Pais – Itaú Cultural Play
Acesso em: www.itauculturalplay.com.br
Gratuito

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]