fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi fazem peça em BH

"Os Guardas do Taj" estará em cartaz nos dias 30 e 31 de março, no Cine Theatro Brasil

Por Thiago Fonseca *

25/03/2019 às 16:59 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: João Caldas / Divulgação
“Um questionamento sobre como você toma suas decisões. Pela razão ou pelo coração”. É assim que Ricardo Tozzi define o texto da peça Os Guardas do Taj. O espetáculo, que também tem Reynaldo Gianecchini no elenco, chega ao Cine Theatro Brasil nos dias 30 e 31 de março. A direção é de Rafael Primot e João Fonseca.
O cenário da montagem é uma das novas maravilhas do mundo moderno: o Taj Mahal. O texto do autor americano Rajiv Joseph conta a história de dois guardas que trabalham lá. Aborda as lendas da construção do Taj Mahal, imponente construção na Índia. “Li o texto anos atrás e fiquei apaixonado pela sua potência. Uma história desconhecida e muito potente”, afirma  Rafael Primot. Uma trama que apresenta temas como amizade, lealdade, subserviência e poder.
O enredo se passa em 1968, na noite que antecede a inauguração do monumento, quando dois oficiais são encarregados de fazer a proteção do local e não podem olhar para trás. A peça ainda aborda a famosa lenda que cerca o Taj Mahal, quando o imperador ordena a morte dos operários que trabalharam na construção do edifício.

Amigos no palco e na vida

Gianecchini interpreta Humayun, um guarda determinado e responsável. Tozzi, vive Babur, que se corrói de curiosidade e insatisfação, fazendo questionamentos às regras. Nesse hiato, a relação entre os dois amigos começa a estremecer. E então, surge embate sobre assuntos acerca de tolerância e hierarquia, levando o público a refletir a respeito dos sacrifícios ao longo da história para realizar os caprichos dos poderosos.
“A peça se divide em quem faz a parte racional e quem faz a emoção. A preparação para o papel aconteceu em um processo natural. Contudo, foi preciso muita disciplina para o corpo. Por conta da amizade antiga com Gianecchini, acabamos desenvolvendo bastante sintonia no palco. Uma peça intensa e forte, contada de forma leve”, comenta Tozzi.
Em sua terceira direção nos palcos, Primot conta que escolheu o texto pela poética. Logo em seguida, convidou Gianecchini e  Tozzi para dar a vida aos guardas. Os três são amigos de longa data. Para a empreitada, João Fonseca, também foi escalado para ajudar na direção. “Foram sete meses de trabalho, desde a descoberta do texto até a estreia em Portugal no ano passado”, conta Rafael.

A estreia em solo europeu foi convite de uma produtora de lá. Para apresentação em Portugal foi preciso construir outro cenário. No Brasil, a montagem passou pelo Rio e São Paulo. Chega agora em BH. “Minha primeira vez na cidade como diretor. Estou muito animado. É uma cidade que tenho amigos e tem uma vocação cultural forte. É ainda uma oportunidade de levar uma mensagem importante para as pessoas. Custe o que custar será que vale? O que importa a vida?”, conclui Primot.

Serviço

[O QUE] Espetáculo ‘Os Guardas do Taj’ com Reynaldo Gianecchini e Ricardo Tozzi [QUANDO] 30 e 31 de Março, sábado às 21h e domingo às 19h [ONDE] Cine Theatro Brasil Vallourec – Avenida Amazonas, 315, Centro – BH [QUANTO] R$ 60

 

Foto: João Caldas/Divulgação

photo

Pi – Panorâmica Insana celebra o ‘teatro de risco’ de Bia Lessa

“Expectativa nunca é uma coisa boa. Melhor se abrir para o presente”, avisa Leandra Leal. Pi – Panorâmica Insana, espetáculo dirigido por Bia Lessa em que a atriz divide a cena com Cláudia Abreu, Rodrigo Pandolfo e Luiz Henrique Nogueira chega para a temporada em BH, nos dias 23 e 24 de março, cheio de […]

LEIA MAIS
photo

O que faz o Cirque du Soleil uma referência no entretenimento mundial?

Disciplina. Essa é uma palavra chave não apenas para quem trabalha no Cirque du Soleil como também para alguém que, como eu, passou algumas horas visitando os bastidores de OVO, a montagem que acaba de chegar ao Brasil. O espetáculo, com direção de Déborah Colker, tem dez anos de vida e alguns marcos. Por exemplo, […]

LEIA MAIS
photo

Bullguer chega a BH e inova no estilo smash burger

Os fãs de hambúrguer em BH podem comemorar. Chegou a Bullguer, hamburgueria pioneira na produção do estilo smash burger no Brasil. Sucesso em São Paulo, com atuação também no Rio, a casa tem como essência sanduíches artesanais a preços acessíveis. A unidade, montada no centro de BH, é comandada pelas irmãs Clara e Laura Luciano. […]

LEIA MAIS