Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Orquestra Ouro Preto homenageia Duke Ellington, lenda do jazz, em 19 de junho

Apresentação tem transmissão ao vivo, às 20h30, pelo canal da orquestra

Gostou? Compartilhe!

A música sem fronteiras de um dos maiores nomes do jazz, Duke Ellington (1899-1974) ganha homenagem em concerto da Orquestra Ouro Preto. Dessa forma, a união entre piano e trompetes do jazz com acordes de violinos e violoncelos dão o tom à apresentação. A live é uma mergulho da Orquestra Ouro Preto no jazz e promete uma experiência inédita e diferenciada, que vai transportar o público para a época de ouro do ritmo nos Estados Unidos. Sendo assim, a apresentação é neste 19 de junho, às 20h30, pelo canal do YouTube da Orquestra.

Duke Ellington é conhecido pela contribuição ao jazz e à música estadunidense. Isso porque criou a combinação do ritmo com o blues e ao som das orquestras de swing, o que o tornou um dos artistas mais influentes do seu tempo. Junto a Duke Ellington Orchestra, ele executava arranjos minimalistas com presença forte do trompete no chamado estilo jungle. 

A apresentação

No repertório do concerto o público confere sucessos como Take the ‘A’ train, In a sentimental mood e Sophisticated Lady. Além de outros clássicos interpretados por grandes nomes do jazz como Ella Fitzgerald e Billie Holiday. Além disso, os arranjos ficaram por conta de Maurício de Souza e a apresentação convida o pianista brasileiro Cristian Budu, parceiro da orquestra no 12º disco e em outros concertos. 

Duke Ellington
Orquestra Ouro Preto. Foto: Íris Zanetti / Divulgação

Duke Ellington

Em resumo, o artista nova-iorquino gravou mais de 200 álbuns e a contribuição para a música foi tão forte que a sua história se confunde com a história do jazz. É considerado um dos mais importantes jazzistas que já existiu. Para além de pianista, compositor e multi-instrumentista, Duke Ellington foi maestro, liderando a orquestra que o acompanhava. Ao lado do grupo fez grande sucesso entre 1920 e 1960. Assim, influenciou uma geração inteira que veio a explorar o gênero na época até os dias atuais. 

Então, anote na agenda o dia 19 de junho, às 20h30. A apresentação da Orquestra Ouro Preto tem transmissão pelo canal do YouTube.

Duke Ellington
Orquestra Ouro Preto. Foto: Íris Zanetti / Divulgação

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]