Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Orquestra Jovem Vale Música Belém se apresenta em BH

Gostou? Compartilhe!

Concerto da Orquestra Jovem Vale Música Belém será nesta sexta-feira, dia 5 de julho, no Centro Cultural Unimed-BH Minas

Nesta sexta-feira, dia 5 de julho, a Orquestra Jovem Vale Música Belém se apresenta no Centro Cultural Unimed-BH Minas. O concerto encerra a turnê da orquestra, após apresentações na Sala São Paulo (SP) e na Sala Cecília Meireles (RJ). O evento começa às 20h30. A Orquestra Jovem Vale Música Belém comemora 20 anos. Em seu currículo, já subiu aos palcos junto a renomados solistas, como Nelson Freire, Antonio Meneses, Dmitry Shishkin, Carmelo de Los Santos e Emmanuele Baldini. Tal qual, com regentes como Fabio Mechetti, Roberto Tibiriçá e Neil Thomson.

Alguns dos componentes da Orquestra Jovem Vale Música Belém em concerto (Ediel Sousa/Divulgação)
Alguns dos componentes da Orquestra Jovem Vale Música Belém em concerto (Ediel Sousa/Divulgação)

O concerto da Orquestra Jovem Vale Música Belém em BH contará com a presença especial do pianista ucraniano Vitaly Pisarenko. Vencedor de vários concursos internacionais, ele vai interpretar o “Concerto nº 2” de Rachmaninoff. A entrada é gratuita.

Orquestra Jovem Vale Música Belém

A Orquestra Jovem Vale Música Belém é resultado do projeto social “Vale Música”, uma parceria da Fundação Amazônica de Música com a Fundação Vale. O projeto teve início em 2004, com vistas a oferecer a jovens da rede pública de ensino da grande Belém do Pará, sem nenhum conhecimento prévio de música, a oportunidade de tocar instrumentos de sopros, cordas e percussão. Em apenas 6 anos de trabalho, a orquestra foi fundada. A partir de então, já se apresentou em salas e teatros de Brasília, BH, Rio, São Paulo, Manaus, Recife, São Luís e Fortaleza.

A Orquestra Jovem Vale Música Belém vai encerrar a turnê nacional em BH, no Centro Cultural Unimed-BH Minas (Ediel Sousa/Divulgação)
A Orquestra Jovem Vale Música Belém vai encerrar a turnê nacional em BH, no Centro Cultural Unimed-BH Minas (Ediel Sousa/Divulgação)

Vários músicos oriundos da Orquestra Jovem já se profissionalizaram. Desse modo, hoje compõem o quadro das Orquestras Sinfônicas do Theatro da Paz, do Paraná, do Sergipe e da Bachiana Filarmônica SESI-SP. Do mesmo modo, das Academias de música da OSESP e Filarmônica de Minas Gerais.

Vitaly Pisarenko

Pianista ucraniano-russo radicado em Londres, Pisarenko, que será solista do concerto da Orquestra Jovem, nesta sexta, é vencedor de concursos internacionais importantes. Do mesmo modo, conquistou o terceiro prêmio no Concurso Internacional de Piano Leeds, em 2015. Aclamado pela crítica, Vitaly já se apresentou em mais de 30 países. Assim, já solou com as Orquestras Filarmônicas da Rádio Neerlandesa, Nacional de Varsóvia, de Moscou e de Joanesburgo, entre outras.

Em 2018, a Associação de Críticos Musicais da Argentina concedeu a Vitaly o Prêmio Revelação 2018. Desde janeiro de 2020, leciona na Purcell School of Music. Em setembro de 2021, foi nomeado professor assistente no Royal College of Music em Londres.

Renan Cardoso

Iniciou seus estudos musicais no Projeto Vale Música-Belém aos 8 anos de idade. Teve, como principais mentores, os maestros Abel Rocha e Roberto Tibiriçá. A convite da Embaixada do Brasil, atuou como Regente na EXPO Dubai 2020, em Dubai. Atualmente, cursa a Academia de Regência da OSESP sob orientação do maestro Wagner Polistchuk.

Programa

Piotr Ilitch Tchaikosvsky (1840- 1893)
Romeu e Julieta: Abertura Fantasia

Sergei Rachmaninov (1873- 1943)
Concerto para piano n 2 em Dó menor, Op. 18

Solista: Vitaly Pisarenko
Regência: Renan Cardoso

Serviço

Orquestra Jovem Vale Música Belém (OJVMB)
Quando. Sexta-feira, 5 de julho, às 20h30
Onde. Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes – Fone: 3516-1360_
Quanto. Ingressos gratuitos, limitados a 2 ingressos por CPF. Os ingressos serão disponibilizados a partir do dia 4, quinta-feira, e também no dia 5, pelo Sympla e na bilheteria do teatro, de 12h às 20h.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]