Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Ópera On-line 2021 estreia com formação gratuita sobre dramaturgia

As inscrições devem ser feitas até as 20h do dia 14 de agosto no site da Fundação Clóvis Salgado

A temporada de Ópera On-line 2021 vem aí! Para dar início à edição deste semestre, estão abertas, até 20h de 14 de agosto, as inscrições para a primeira atividade da Academia de Ópera, o Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos. A atividade tem curadoria do maestro Gabriel Rhein-Schirato e da encenadora da ópera Livia Sabag. Dessa forma, a atividade trata-se de uma formação gratuita e inédita sobre dramaturgia voltada para ópera. Ela é composta por aulas, debates, entrevistas e a montagem de um espetáculo também inédito baseado na obra de um importante escritor mineiro.

Além disso, o evento celebra os 50 anos do Palácio das Artes e tem objetivo de iluminar os diferentes aspectos dramatúrgicos do campo operístico e a sua intersecção com outras áreas. Entre elas, por exemplo, encenação, composição, programação e crítica musical. O objetivo da Academia de Ópera é promover especialização dramatúrgica sobre a ópera a partir de atividades práticas e teóricas. Tais atividades abordam as relações entre texto e música, a escrita de libretos, processos criativos de espetáculos músico-teatrais etc. 

Inscrições e processo seletivo

Os interessados devem ler o edital e se inscrever no site da Fundação Clóvis Salgado até as 20h do dia 14 de agosto. As aulas começam no dia 25 do mesmo mês. O Ateliê de Criação vai selecionar 16 participantes ativos e 26 ouvintes. As vagas são para profissionais interessados em Teatro de Ópera e nos processos criativos; como escritores, cantores, regentes, diretores de cena, compositores, musicólogos, gestores, produtores, jornalistas, educadores, pianistas e intérpretes em geral. Além disso, entre os participantes ativos, cinco serão selecionados para escreverem os libretos das óperas que serão compostas e encenadas no fim do ano. 

ópera on-line
Óperas encenadas pela FCS. Foto: Paulo Lacerda / Divulgação

Então, para participar os candidatos devem ser maiores de 18 anos. 60% das vagas estão destinadas a nascidos em Minas Gerais ou residentes há mais de dois anos no estado. Por fim, o processo seletivo leva em conta análise de currículos, de cartas de interesse e vídeos (no caso de cantores). 

ópera on-line
Óperas encenadas pela FCS. Foto: Paulo Lacerda / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!