Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Espaço Asa de Papel promove lançamento de livro no sábado

Gostou? Compartilhe!

Odette Castro autografa o livro infantil “Na Beira do Mar, o Amor Disse ‘oi’”, parte do valor da venda irá para o tratamento de Marcelo Xavier

A artista, escritora e ativista social Odette Castro realiza neste sábado, 3 de junho, sessão de autógrafos do seu livro infantil “Na Beira do Mar, o Amor Disse ‘Oi’”. O evento será das 10h às 13h, no Asa de Papel Café e Arte, no bairro Santa Efigênia.

A cereja do bolo é que, quem adquirir o livro, além de poder contar com a certeza de uma boa leitura, estará contribuindo para uma causa nobilíssima. É que 50% da renda obtida na venda do livro de Odette será revertida para o tratamento do artista plástico e escritor Marcelo Xavier, que, já há alguns anos, lida com o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). “O talento de Marcelo me comove. Tenho uma profunda admiração por ele”, diz Odette, ao Culturadoria.

Capa do livro infantil “Na beira do mar, o amor disse ‘oi’”, de Odette Castro
“Na beira do mar, o amor disse ‘oi’”, de Odette Castro (foto da autora)

Tema delicado

Chancelado pela Páginas Editora, e ilustrado em aquarelas por Luísa Simão, o livro de Odette Castro teve sua primeira edição publicada em outubro do ano passado. Um primeiro lançamento chegou a ser feito, no Museu dos Brinquedos, em um domingo.

Odette Castro, que estará no sábado, na Asa de Papel (foto @bitarepaiva/Divulgação)

O livro traz a seguinte sinopse: “Uma avó amorosa e a neta curiosa se abraçam num diálogo emocionante sobre vida, ausências e presenças e, enfim, descobertas. É o amor, ao lado da verdade, que contorna e permeia o caminho desse entendimento. O amor, afinal, tem ouvidos, olhos, mãos e boca, sussurra a quem está disposto a ouvi-lo. A neta e a avó amorosa estão. E você?”

A inspiração para a escrita veio do convívio de Odette Castro com a neta, Ana Catarina. Filha de Laura, primogênita de Odette, a menina cresceu ouvindo histórias sobre a tia, Beatriz, ou Tia Bebê, já falecida. Com o tema, a curiosidade de Ana foi se aguçando, claro, até chegar o dia em que ela perguntou para a avó detalhes sobre a partida da irmã de sua mãe.

“Rubi”

Odette, claro, já vinha, há algum tempo, se preparando para este momento. E fez questão de ter uma conversa sincera com a neta, cercada de toda a cautela. Afinal, abordar o tema “morte” para crianças é uma tarefa que exige uma série de cuidados. E Odette, com toda a sua bagagem, fez bonito.

A autora, vale lembrar, já havia lançado, anteriormente, o livro “Rubi”, dedicado a Beatriz, que partiu aos 31 anos. A filha mais nova da escritora nasceu com a rara síndrome de Rubinstein-Taybi.

Marcelo Xavier

Aos 74 anos, completados mês passado, Marcelo Xavier nasceu na cidade mineira de Ipanema, tendo passado a infância no Espírito Santo. Em 1961, veio para Belo Horizonte. É autor de livros infantis que se tornaram clássicos, como “Se Criança Governasse o Mundo”. Também é artista plástico.

Desde 2009, por conta da ELA, a cadeira de rodas tem sido uma acompanhante fiel: inclusive, escreveu um livro – “A Estranha” (2015) – sobre a sua adaptação a ela. Marcelo Xavier é o mentor do bloco inclusivo Todo Mundo Cabe no Mundo, um dos mais bacanas do Carnaval belo-horizontino, e sempre prestigiado por artistas, jornalistas e intelectuais.

Serviço

Lançamento do livro “Na Beira do Mar, o Amor Disse ‘Oi’”, de Odette Castro

Neste sábado, dia 3 de junho, das 10 às 13h
Asa de Papel Café e Arte (rua Piauí, 631, Santa Efigênia)

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]