Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Projeto “Ocupação Move Concreto! Sabará” estará com inscrições abertas a partir de 17 de abril

Gostou? Compartilhe!

A iniciativa tem como objetivo refletir, por meio da arte, sobre questões que circundam Sabará, os moradores e o cotidiano da região através da interação entre alunos e professores.

por Caio Brandão | Repórter

Exaltando o patrimônio histórico de Sabará, o Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza o projeto “Ocupação Move Concreto! Sabará”. Sendo assim, a iniciativa visa oferecer aos participantes uma residência de formação e criação. Os esforços voltados para a construção de obras que se erguem partindo de deliberações sobre o legado, material e imaterial, da cidade histórica.

Ocupação Move Concreto! Sabará. Foto Paola Campos
Ocupação Move Concreto! Sabará. Foto Paola Campos

A programação acontecerá por meio de encontros entre artistas moradores da cidade de Sabará e/ou região metropolitana com professores convidados. As áreas de conhecimento exploradas são: patrimônio, arquitetura, corpo e audiovisual.

Portanto, o objetivo do projeto é incentivar a elaboração de conhecimento, sendo a interação entre alunos e professores a principal ferramenta para tal. Assim, há a possibilidade de que as particularidades de cada integrante da iniciativa possam se destacar, conforme os encontros se desenrolam.

Consequentemente, há também a valorização de características pertencentes à Sabará, bem como aos moradores. Logo, aspectos como o histórico da cidade e as particularidades geográficas do espaço serão fontes de inspiração em deliberações sobre o cotidiano dos sabarenses. 

Além disso, existe o interesse em propor aos participantes uma nova ótica sobre noções de patrimônio. Tal raciocínio perpassa aspectos de pertencimento, contemporaneidade, preservação e construção contínua da cidade e sua cultura.  

Ocupação Move Concreto! Sabará. Foto Paola Campos
Ocupação Move Concreto! Sabará. Foto Paola Campos

Programação

O cronograma do projeto será dividido em 5 partes, cada uma com duração de 6 horas. Sendo assim, o intuito dos encontros será a produção de uma videodança com acesso em audiodescrição. Serão selecionadas 10 pessoas para compor a ocupação que receberão uma ajuda de custo para participação no valor de R$ 200,00 que será paga ao final da residência. 

Para recebimento da ajuda de custo e do certificado de participação será necessária a presença em 70% dos encontros. Contudo, a lista das pessoas selecionadas será divulgada no mês de maio de 2023 nas redes sociais do Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Todas as pessoas inscritas receberão as informações de seleção por e-mail. 

Serviço

As inscrições vão do dia 17 a 30 de abril de 2023 e serão realizadas através do preenchimento de formulário online:Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/1yb44RxQ9KLWCSDR9

Datas das oficinas:03, 10, 17 e 24 de Junho e 01 de julho de 2023.Sábados de 09h às 12h e de 14h às 17h (com intervalo para almoço)

Datas para exibição da videodança:Agosto (dia e horário à definir): exibição da videodança produzida e bate papo com os participantes

Classificação etária: 18 anos (com residência comprovada na cidade de Sabará (MG) ou região metropolitana)

Local: Solar da Dona Sofia – Rua D. Pedro II, n.72, Centro, Sabará

Para mais informações: [email protected] 

Instagram: @gcontemporaneodedancalivre

Facebook: Grupo Contemporâneo de Dança Livre

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]