Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Obras fundamentais do Louvre para conhecer virtualmente

O museu francês disponibilizou mais de 480 mil obras do acervo online e visita pode ser feita gratuitamente
louvre
Quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Foto: Stéphane Maréchalle

O Museu do Louvre, em Paris, acaba de disponibilizar mais de 480 mil obras de arte na internet. Ou seja, todo o acervo de obras expostas mais as que ficam guardadas e protegidas pela instituição. 

Dessa forma, como é o maior museu de arte do mundo, destacamos algumas das obras fundamentais que estão expostas online. Esse é só um start para você viajar para Paris virtualmente e conhecer trabalhos de diferentes épocas, artistas e localidades. As visitas estão em inglês e francês. 

Mona Lisa

Começamos por uma das obras mais famosas do mundo e uma das mais disputadas em visitas presenciais ao museu. A produção da obra de Leonardo da Vinci começou em 1503 e terminou em 1506. O quadro é detentor de inúmeras teorias, controvérsias, questionamentos e, claro, elogios. Isso porque revolucionou a arte, determinando um padrão para retratos nos tempos posteriores. Além disso, Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um nome fundamental no renascimento artístico italiano. Também trabalhou como escultor, escritor, arquiteto, físico, matemático, engenheiro, geólogo e por aí vai. Em resumo, um polímata, que são pessoas com o conhecimento para além de uma única área. 

Veja mais detalhes aqui.

Vênus de Milo

Datada do século II antes de Cristo, a estátua grega Vênus de Milo foi descoberta em 1820 na ilha de Milo, que na época era parte do Império Otomano. A autoria tem controvérsias, mas, devido à técnica em mármore recuperando elementos clássicos, é atribuída a Alexandre de Antioquia, escultor helenístico. Cercada de mistérios sobre a exata origem, paradeiro dos braços e possibilidade de ter possuído outros adereços, a estátua tem 2,02 metros de altura e desde o seu descobrimento está exposta no Louvre. 

Confira aqui.

A Balsa da Medusa

Pintada a óleo entre 1818 e 1819 por Théodore Géricault, a obra remete à época do romantismo. Além disso, é considerada um ícone da pintura ocidental. Géricault se inspirou em relatos de sobreviventes do naufrágio da Fragata de Medusa, uma embarcação que partiu da França em direção ao Senegal com a intenção de colonizar, mas naufragou antes de chegar ao objetivo. A pintura retrata sobreviventes do que restou da barca e o canibalismo ao que praticaram devido à falta de alimento por tantos dias à deriva.  

Veja aqui.

O escriba sentado

Produzida no Antigo Egito, a escultura O Escriba Sentado foi descoberta em 1850. Não há nenhuma informação evidente sobre quem ele é ou se representa uma pessoa específica que existiu. Entretanto, é datada de 2620 a 2500 antes de Cristo com origem no Império Antigo. Naquela época, os escribas eram pessoas detentoras de muitos conhecimentos, bem como o domínio da leitura e escrita. Só para exemplificar a importância dessa figura, na escala social ela estava atrás apenas dos faraós e dos sacerdotes. 

Confira aqui.

Bodas de Caná

O maior quadro do Louvre, com 6,77 x 9,94m, pintado em tinta a óleo pelo maneirista e renascentista Paolo Veronese. Produzido entre 1562 e 1563, o quadro retrata o primeiro milagre de Jesus de acordo com a Bíblia,em que ele transformou água em vinho. O fato ocorreu durante uma festa de casamento na cidade de Caná quando o vinho da celebração acabou. A obra foi encomendada por monges beneditinos de San Giorgio Maggiore, em Veneza. No Louvre divide atenção com a Mona Lisa, pois está bem em frente à ela no salão. 

Veja aqui.

Por fim, também há a possibilidade de visitar online o museu Delacroix, que pertence ao Louvre, além das esculturas dos jardins das Tulherias e as obras recuperadas da Segunda Guerra Mundial. Elas serão devolvidas às famílias judias que foram saqueadas pelos nazistas durante o conflito. 

louvre
Foto: Michel Urtado

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!