Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

O último desejo de Sardar: dica de filme na Netflix

Apesar de todos os clichês do cinema indiano, produção de Bollywood prende atenção com roteiro original e cheio de humor
O último desejo de Sardar
Crédito: Netflix

Tenho pouco repertório para falar sobre o cinema de Bollywood, mas toda vez que vejo filme indiano me surpreendo com a alegria daquelas histórias. Bollywood tem um humor próprio e isso me encanta. Lembrei disso quando vi recentemente O último desejo de Sardar. Obviamente não conheço ninguém do elenco e também é claro que o filme é cheio de exageros. Mas nada disso me incomodou. 

Fiquei firme na história de Amreek (Arjun Kapoor) que não mede esforços para realizar o desejo da avó Sardar (Neena Gupta). Ela, já com 90 anos, atravessa uma doença terminal. O neto, que mora nos EUA, retorna à Índia, para se despedir da avó. No meio de uma conversa franca, ela faz um último pedido: que ele a leve de volta à casa onde viveu com o primeiro marido no Paquistão. 

Aventura

Seria um desejo simples se ela não estivesse doente e, mais do que isso, não estivesse com visto antecipadamente negado para o país vizinho. Mas, é aí que Amreek tem a ideia maluca. Se Sardar não pode ir até a casa no Paquistão, por que a casa não vai até ela? 

O último desejo de Sardar tem mais de duas horas de duração. O longa tem todos os clichês do cinema indiano, com direito a dancinha e número musical no meio. São características próprias das produções de Bollywood.

Roteiro

O roteiro é um tanto quanto absurdo? É, mas um pouco de fantasia não faz mal na vida de ninguém. O último desejo de Sardar, além de emocionante, faz pensar também sobre autoconfiança, sobre o papel da solidariedade e da ajuda do outro mesmo quando pessoas egoístas e mesquinhas estão no poder. 

Então, se quiser uma dica de filme para relaxar, aí está! Acomode o olhar técnico um pouco de lado e se deixe levar pelos exageros bollywoodianos. O último desejo de Sardar está na Netflix.

O último desejo de Sardar
Crédito: Netflix

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!