Os ‘easter eggs’ estão com tudo. O termo parece estar em todo lugar quando o assunto é cinema ou séries de TV. Mas, afinal, o que são os ‘easter eggs’? Quando surgiram? Para que, de fato, servem os mesmos? Atualmente, sobretudo com o sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel Studios, o termo se tornou mais popular. Contudo, já em sucessos dos anos 80 como ‘De Volta Para O Futuro’, eles apareciam. Além de igualmente povoarem o mundo dos games e até dos livros. Autores que possuem várias histórias num mesmo universo, como Stephen King (autor de “It”, “Carrie, A Estranha”, “O Iluminado” e outros clássicos do terror literário), são adeptos do termo.
E significa, nada mais e nada menos, do que referências internas, detalhes, surpresas internas colocados nos filmes intencionalmente pelos diretores. As palavras podem ser traduzidas literalmente como “ovos de Páscoa” em português, mas nada tem a ver com a data comemorativa. Apenas com a relação de surpresas internas dentro dos ovos. Assim, hoje em dia, com a internet e suas ferramentas, procurar os ‘easter eggs’ tem se tornado até um passatempo.
Origem
Excluindo a literatura, estima-se que a onda de ‘easter eggs’ para todos os lados tenha começado no mundo dos games. Primeiramente, em meados de 1979, o Atari era uma das grandes sensações dos jovens. Seu criador, Warren Robinett, escondeu seu nome numa das salas secretas do jogo. Um fã até tentou ganhar um prêmio por sua descoberta, mas isso não aconteceu devido ao criador do Atari na época já estar fora da empresa que administrava o jogo. Porém, um fã encontrando algo escondido foi o bastante para levar vários outros fãs a procurarem igualmente. Logo, a empresa não teve outra escolha a não ser, anos depois, de fato criar mensagens escondidas com essa função. Desse modo, o fenômeno dos ‘easter eggs’ ganhou as demais mídias.
No mundo do cinema
Como não se lembrar de Alfred Hitchcock. O diretor inglês costumava fazer aparições relâmpago e bem disfarçadas em seus filmes. Dos 52 longas que fez, apareceu discretamente em 39. Foi o primeiro diretor a plantar os tais easter eggs. Em ‘Os Pássaros’, um dos mais famosos, Hitchcock aparece saindo de um pet shop com seus dois cachorros.
A presença de Stan Lee nos filmes da Marvel era, sem dúvidas, um ‘easter egg’ sempre aguardado nas produções. Infelizmente, agora que o saudoso criador da Marvel faleceu, não mais o teremos nos filmes. Entretanto, certamente alguma referência à ele sempre estará nas próximas produções cinematográficas da gigante dos quadrinhos. E quanto mais famosa a franquia, maior é o número de fãs atentos esperando por mensagens escondidas. Assim sendo, aspectos como o figurino ou o cenário tornaram-se os principais abrigos dos ‘easter eggs’. Além do mais, cenas dos próprios filmes anteriores começaram a se tornar referências. Analogamente, o Capitão América de Chris Evans que o diga. Afinal, o personagem não só se tornou o primeiro grande meme quando o assunto são referências como também é campeão delas nos filmes da Marvel.
Confira aqui outros ‘easter eggs’ famosos no cinema.
No mundo das séries de TV
Na série original do Youtube ‘Cobra Kai’, por exemplo, há inúmeras referências à franquia ‘Karatê Kid’. Claro, a trama de ‘Cobra Kai’ é uma sequência de ‘Karatê Kid’ e os ‘easter eggs’ saudosos agora já parecem a fórmula para o êxito das sequências. Para os fãs de carteirinha, realmente atentos, há séries como ‘Breaking Bad’ que deixam pistas tão inteligentes quanto o próprio roteiro. Combinações de títulos, números e pequenos fragmentos das falas dos personagens. Há também os ‘easter eggs’ que derivam do mundo dos livros no mesmo universo. Logo, passando para a TV quando essas histórias são adaptadas. Embora feitas por empresas diferentes, as séries teen ‘Riverdale’ (do canal americano CW) e ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’ (Netflix) são exemplos disso. Ambas possuem surpresas para os fãs que estão por dentro do universo compartilhado. Em suma, os ‘easter eggs’ caíram no gosto das pessoas e vieram para ficar.
[culturadoriaads]