fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

O que são ‘easter eggs’ e por que eles povoam o mundo do cinema?

Os 'easter eggs' estão cada vez mais populares no mundo do cinema e nós vamos te contar do que se trata o termo, sua origem e outras curiosidades

Por Marjorie Riff *

27/05/2019 às 08:52 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Foto: Marvel Studios / Divulgação.

Os ‘easter eggs’ estão com tudo. O termo parece estar em todo lugar quando o assunto é cinema ou séries de TV. Mas, afinal, o que são os ‘easter eggs’? Quando surgiram? Para que, de fato, servem os mesmos? Atualmente, sobretudo com o sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel Studios, o termo se tornou mais popular. Contudo, já em sucessos dos anos 80 como ‘De Volta Para O Futuro’, eles apareciam. Além de igualmente povoarem o mundo dos games e até dos livros. Autores que possuem várias histórias num mesmo universo, como Stephen King (autor de “It”, “Carrie, A Estranha”, “O Iluminado” e outros clássicos do terror literário), são adeptos do termo.

E significa, nada mais e nada menos, do que referências internas, detalhes, surpresas internas colocados nos filmes intencionalmente pelos diretores. As palavras podem ser traduzidas literalmente como “ovos de Páscoa” em português, mas nada tem a ver com a data comemorativa. Apenas com a relação de surpresas internas dentro dos ovos. Assim, hoje em dia, com a internet e suas ferramentas, procurar os ‘easter eggs’ tem se tornado até um passatempo.

Origem

Excluindo a literatura, estima-se que a onda de ‘easter eggs’ para todos os lados tenha começado no mundo dos games. Primeiramente, em meados de 1979, o Atari era uma das grandes sensações dos jovens. Seu criador, Warren Robinett, escondeu seu nome numa das salas secretas do jogo. Um fã até tentou ganhar um prêmio por sua descoberta, mas isso não aconteceu devido ao criador do Atari na época já estar fora da empresa que administrava o jogo. Porém, um fã encontrando algo escondido foi o bastante para levar vários outros fãs a procurarem igualmente. Logo, a empresa não teve outra escolha a não ser, anos depois, de fato criar mensagens escondidas com essa função. Desse modo, o fenômeno dos ‘easter eggs’ ganhou as demais mídias.

 

Alfred Hitchcock ficou famoso pelos ‘easter eggs’. Foto: Reprodução

 

No mundo do cinema

Como não se lembrar de Alfred Hitchcock. O diretor inglês costumava fazer aparições relâmpago e bem disfarçadas em seus filmes. Dos 52 longas que fez, apareceu discretamente em 39. Foi o primeiro diretor a plantar os tais easter eggs. Em ‘Os Pássaros’, um dos mais famosos, Hitchcock aparece saindo de um pet shop com seus dois cachorros.

A presença de Stan Lee nos filmes da Marvel era, sem dúvidas, um ‘easter egg’ sempre aguardado nas produções. Infelizmente, agora que o saudoso criador da Marvel faleceu, não mais o teremos nos filmes. Entretanto, certamente alguma referência à ele sempre estará nas próximas produções cinematográficas da gigante dos quadrinhos. E quanto mais famosa a franquia, maior é o número de fãs atentos esperando por mensagens escondidas. Assim sendo, aspectos como o figurino ou o cenário tornaram-se os principais abrigos dos ‘easter eggs’. Além do mais, cenas dos próprios filmes anteriores começaram a se tornar referências. Analogamente, o Capitão América de Chris Evans que o diga. Afinal, o personagem não só se tornou o primeiro grande meme quando o assunto são referências como também é campeão delas nos filmes da Marvel.

Confira aqui outros ‘easter eggs’ famosos no cinema.

No mundo das séries de TV

Na série original do Youtube ‘Cobra Kai’, por exemplo, há inúmeras referências à franquia ‘Karatê Kid’. Claro, a trama de ‘Cobra Kai’ é uma sequência de ‘Karatê Kid’ e os ‘easter eggs’ saudosos agora já parecem a fórmula para o êxito das sequências. Para os fãs de carteirinha, realmente atentos, há séries como ‘Breaking Bad’ que deixam pistas tão inteligentes quanto o próprio roteiro. Combinações de títulos, números e pequenos fragmentos das falas dos personagens. Há também os ‘easter eggs’ que derivam do mundo dos livros no mesmo universo. Logo, passando para a TV quando essas histórias são adaptadas. Embora feitas por empresas diferentes, as séries teen ‘Riverdale’ (do canal americano CW) e ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’ (Netflix) são exemplos disso. Ambas possuem surpresas para os fãs que estão por dentro do universo compartilhado. Em suma, os ‘easter eggs’ caíram no gosto das pessoas e vieram para ficar.

 

‘De Volta Para O Futuro’ possui ‘easter eggs’ incríveis por se tratar de uma franquia que brinca com o tempo – Pôster de ‘De Volta Para O Futuro’ – Foto: Universal Pictures / Divulgação.

 

Continua após a publicidade...

photo

Trattoria D’Agostim Di Paratella inova cardápio pensando no Outono

Belo Horizonte é capital dos bares e, daqui um tempo, dos restaurantes. Aqui existem vários estabelecimentos que já são tradição para o público mineiro e talvez de todo Brasil. Tanto é que agora a cidade concorre ao título de Cidade da Gastronomia cedido pela UNESCO. Legal, né? E um dos lugares que contribuíram para isso […]

LEIA MAIS
photo

Museus para todos: cinco pontos sobre as tendências da área

Rio de Janeiro – Qual a percepção que o brasileiro tem sobre museus? Essa foi uma das perguntas que nortearam a pesquisa ‘Narrativas para o futuro dos museus’, encomendada pelo Oi Futuro e feita em parceria pela Consumoteca. Os resultados, apresentados em evento no Rio de Janeiro, confirmam impressões que sempre tivemos sobre o consumo […]

LEIA MAIS
photo

De Gil a Djonga: Festival Sarará divulga primeiros nomes da edição 2019

2019 será o ano de Gilberto Gil em terras mineiras. Isso porque além de ser o responsável pela trilha sonora do novo espetáculo do Grupo Corpo, ter passado recentemente pelo Meca Inhotim, o baiano é um dos grandes nomes na programação do Festival Sarará, marcado para o dia 31 de agosto. Primeira lista de atrações […]

LEIA MAIS