Mais um fim de semana chegando e, com ele, o friozinho típico desta época do ano em Belo Horizonte. A única coisa que dá vontade é de ficar em casa, debaixo das cobertas vendo a nossa série preferida ou filme, não é? Mas o frio tá tanto que nem as cobertas vão dar conta. Então, que tal pegar um friozinho fora de casa? Você ainda pode encontrar os amigos, sair com a família, com a crush ou sozinho mesmo.
Para te ajudar nessa missão, nós preparamos o agendão gratuito do fim de semana com a programação de vários eventos grátis para você ir. Entre eles, tem a Festa Francesa. Nela você pode fingir que está em Paris e não vai se importar para o frio. Porque, afinal, é bem chique sentir frio em Paris. Tem também Sarau Libertário com Helio Flanders, da banda Vanguart, falando sobre “fazer arte e o amor nesses tempos de caos”. E, além disso, vai ter ainda Território de Arte Urbana, no Bairro Horto, Parada Gay e Memo Queer, no Memorial Minas Gerais Vale.
Confira todos os eventos do fim de semana aqui.
Parada do Orgulho LGBT no fim de semana
No domingo, dia 14 de julho, Belo Horizonte recebe a 22ª Parada do Orgulho LGBT. As ruas ficarão coloridas com as cores do arco-íris para celebrar o orgulho e protestar contra os retrocessos. Na edição deste ano, o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais, Cellos-MG e apresentou um conceito visual (foto acima). O desafio da identidade visual era traduzir o movimento de Stonewall em forma de arte. O resultado foi uma sobreposição de corpos, feita pelo artista Flaviano Souza. A programação completa da Parada do Orgulho LGBT está disponível no site deles.
[O QUE] Parada do Orgulho LGBT [QUANDO] 14 de julho [ONDE] Praça da Estação (trajeto ainda não definido), Centro – BH [QUANTO] Gratuito
Território de Arte Urbana no fim de semana
Também conhecido como TAU, é uma mostra de intervenção de artes visuais que fica estampada em fachadas, bares, muros e vitrines da Região Leste da capital mineira. Na primeira edição, foi realizada no Santa Tereza. Agora, chega ao bairro Horto com nova curadoria e artistas. Pessoas do Brasil Inteiro podem participar. Em 2019, 18 artistas de BH, São Paulo e Bahia realizam obras em forma de pinturas, grafites, instalações, esculturas, lambe-lambe e fotografias. São 18 obras em 12 espaços de comum circulação. Moradores e visitantes da região vão poder conversar diretamente com os artistas e acompanhar o processo de produção. Informações e programação completa no site do TAU.
[O QUE] TAU – Território Arte Urbana [QUANDO] 12 a 21 de julho (execução das obras), 21 de julho a 1 de setembro (mostra aberta ao público) [ONDE] Bairros Santa Tereza e Horto – R. Mármore, R. Quimberlita, R. São Gotardo, R. Paraisópolis, R. Salinas, R. Pirite, R. Silvianópolis, R. Conselheiro Rocha, 2845 e R. Pouso Alegre, 2952, Horto – BH – [QUANTO] Gratuito
Memo Queer no fim de semana
Todo mês, a partir de agora, a comunidade artística LGBTQI+ marca presença no Memorial Minas Gerais Vale. O Memo Queer é um projeto que busca potencializar e criar espaços de protagonismo para essa comunidade. Durante todo o segundo semestre de 2019 o Memorial celebra a diversidade e a existência dessas pessoas para promover encontro de diversas manifestações artísticas. Em 2019, os artistas tratam da memória, dos direitos e da identidade LGBTQI+. Para que isso ocorra, uma série de atividades é feita todo mês. Nesta sexta-feira, tem Oficina Memórias Afetivas LGBTQI+: fragmentos documentais, identidade e direitos. No sábado, haverá bate-papo Memória e identidade coletiva: as instituições de preservação dos Fragmentos de Memória e as demandas da comunidade LGBTQI+.
[O QUE] Memo Queer estreia no Memorial Minas Gerais Vale [QUANDO] 12 e 13 de julho, a partir de 10h30 [ONDE] Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, 640, Savassi – BH – (31) 3308-4000 [QUANTO] Gratuito
Festa Francesa no fim de semana
Omelette du fromage, oui, bonjour, voilá. A Festa Francesa chega à sua 20ª edição neste domingo. Lembra daquele friozinho que falamos no começo? Ele pode ser espantado com uma imersão na cultura francesa. Quem comparecer à festa poderá apreciar o festival de vinhos franceses, comidas típicas, shows, espaço para as crianças e cervejas. A entrada será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível (não vale sal e fubá). Mas vale lembrar que a troca tem que ser feita antes.
[O QUE] 20ª Festa Francesa [QUANDO] 14 de julho, 10h [ONDE] Praça José Mendes Júnior – BH [QUANTO] 1kg de alimento não perecível, pontos de troca aqui.
[culturadoriaads]