Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Apresentações do NPR Tiny Desk que você não pode deixar de conferir

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

As apresentações do NPR Tiny Desk tem música de qualidade em momentos de intimidade com os artistas, além de oferecer novas descobertas sonoras.

Por Letícia Finamore | Culturadora

NPR é a sigla dada para o National Public Radio. Ou seja, é uma ONG estadunidense criada com a finalidade de funcionar como uma rádio pública com uma programação musical original e criativa. Mas, o que era apenas um canal de comunicação com o público acabou crescendo e virou um canal no YouTube, a plataforma de vídeos queridinha de todos. Por lá é possível conferir diversos quadros do NPR, mas o mais acessado é o Tiny Desk.

Liniker e os Caramelows se apresentando no NPR Tiny desk. Foto: Reprodução/YouTube
Liniker e os Caramelows se apresentando no NPR Tiny desk. Foto: Reprodução/YouTube

Imagine um escritório cheio de bugigangas e tralhinhas e com uma banda no centro. Ou seja, no lugar das cadeiras se encontram instrumentos musicais e nas mesas não estão papeladas, mas sim partituras. É nesse espaço bagunçado que diferentes nomes da música se apresentam. Assim, a programação conta com os que não saem das paradas das rádios até mesmo aos artistas que nunca tiveram uma canção veiculada neste meio de comunicação. 

Intimidade

Climas intimistas são criados em performances que duram cerca de quinze minutos. Além dessa proximidade com os artistas que tanto gostamos, o NPR Tiny Desk proporciona a descoberta de nomes de todos os gêneros da música. Desde o artista mais tradicional ao mais avant-garde, as performances do pequeno escritório garantem entretenimento de primeira qualidade.

O cenário do Tiny Desk mudou de visual desde o início de 2020. Isso porque a pandemia do coronavírus chegou e mudanças precisaram ser feitas. Deste modo, o ambiente foi adaptado para que se tornasse ainda mais intimista, uma vez que as performances do escritório passaram a ser gravadas nas casas e nos estúdios dos próprios artistas. Essa nova versão das apresentações recebeu o nome de Tiny Desk (Home) Concert.

Aqui estão cinco performances do NPR Tiny Desk (tanto no querido escritório quanto nos espaços íntimos dos artistas) para você se deliciar!

1. Liniker e os Caramelows

A cantora Liniker lança um feitiço no ouvinte – e nesse caso, no espectador – com a calma de sua performance. Assim, acompanhada da banda Os Caramelows, a vocalista exporta seu som brasileiro para todos os internautas que acompanham a programação do NPR. Em sua performance, Liniker e os Caramelows brilham com seu jazz e reggae calmos e com sua leveza que ultrapassa a tela e entrega uma vontade de dançar. A curta setlist apresenta um panorama estreito, porém convidativo, da sonoridade do grupo, de modo que convida o espectador a pesquisar mais trabalhos dos artistas brasileiros.

2. Khruangbin

Soul, funk e psicodelia em pouco mais de dez minutos. É essa combinação curiosa que o grupo texano Khruangbin traz para a apresentação no Tiny Desk. Além das perucas idênticas (com exceção da careca brilhante de DJ, o baterista), o trio aprisiona o espectador com seu som e seu estilo. A aura etérea e melodicamente rica confere destaque a uma banda que apresenta diversos elementos sonoros, bem como uma certa ecleticidade em seu próprio repertório.

3. The Flaming Lips: Tiny Desk (Home) Concert

Quem não conhece a banda The Flaming Lips pode se espantar com a performance do grupo estadunidense em sua versão “caseira” do Tiny Desk. A banda, que já tinha o costume de se apresentar em bolhas, viu essa “tradição” como uma forma lúdica de abordar os contatos nesse período pandêmico. Sendo assim, a apresentação do The Flaming Lips soa onírica e infantil. É como se o espectador estivesse imerso em um episódio de desenho animado – afinal, como explicar bandas se apresentando em bolhas de plástico em meio a uma pandemia duradoura?

4. Vila Sésamo

Essa escolha, feita pensando nas crianças, agrada a todos aqueles que desejam um pouco de diversão. A apresentação dos fantoches da Vila Sésamo gera mais entretenimento por seu contexto teatral do que por sua sonoridade em si. Então, é impossível não rir com as personagens, que interagem com a banda e com a plateia repleta de pequenos e pequenas. Além disso, as letras e melodias “chicletes” tornam a edição hilária.

5. Bebel Gilberto: Tiny Desk (Home) Concert

A apresentação da cantora e compositora brasileira integra a programação especial feita pelo NPR para o mês da herança latina, à qual Bebel participa como integrante da realeza. A casa da artista surpreende com sua vista magnífica do Pão de Açúcar, mas o destaque pertence à performance de Bebel, é claro. Nessa performance, a cantora é acompanhada de Chico Brown, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!