
Foto: Kellen Pavão/Divulgação
Que mineiro gosta de comer bem, todos sabem. Há seis anos na capital, o Nonna Carmela Ristorante decidiu mudar o cardápio pela primeira vez. O objetivo? Inovar e continuar agradando os belohorizontinos.
Nonna Carmela significa, em português, Vovó Carmela. A história desta senhora vem lá da Itália, da região de Pisciotta. Em 1925, ela chegou ao Brasil com sua família e veio direto para Minas Gerais. Em terras mineiras, cresceu, casou-se e começou a trabalhar na Venda, loja em que era dona. Entre a fabricação de queijo, salames, massas, linguiças e outras iguarias, Carmela teve sete filhos e 16 netos. Uma grande família, né? E a tradição foi passando de geração para geração até chegar nas mãos do neto Flávio Fantini. Hoje, sócio proprietário e chef de cozinha do restaurante que leva o nome da avó.
O restaurante
Quando foi inaugurado em Belo Horizonte, o Nonna tinha a ideia de levar ao público a tradição italiana com ingredientes importados diretamente do país europeu. As massas e molhos, feitos com receita caseira e produzidos no restaurante, já chamaram a atenção do público por possuir um padrão único, como explica Flávio. “Quando nós fazemos (a receita) temos certeza da qualidade e mantemos a tradição”, explica.
Nessa caminhada, Flávio está ao lado dos outros sócios e chefes da casa, Dininho e Matheus Balestero. E foi com a ajuda dos amigos de raízes espanholas que o neto de Carmela começou a transformar o cardápio do restaurante. “Tradição e qualidade são extremamente importantes. Mas saber conquistar o público é fundamental. A gente quis inovar e trazer os produtos mineiros para dentro da cozinha italiana”, conta Flávio. Outra ideia foi agregar, principalmente para as entradas, os frutos do mar, típicos da região de sua avó.

Foto: Kellen Pavão
Novidades
Dentre as novidades tem a calamari (lulas em anéis feita na chapa com molho mediterrâneo), calamaro fritto (lula empanada com maionese de limão siciliano), cozze al vino (mexilhões ao vinho) e a isca de peixe. Além das opções tradicionais.
Para os pratos principais, os frutos do mar também estão presentes. Penne alla siciliana (penne com camarões ao molho branco e toque de limão), tagliatelle al mare (talharim com mexilhão, polvo, lula, camarão, vôngole) e o tagliatelle mediterrâneo, uma boa opção para o público vegano.
A mistura Minas e Itália deu certo, e alguns dos pratos com os sabores típicos desses locais podem ser encontrados no Cannelloni della casa, feito com recheio de carne de sol com requeijão no creme de moranga e Cannelloni di Luzia, recheado com ragu de linguiça e queijo minas, além da deliciosa polenta frita.
As sobremesas também ganharam novas versões. O clássico Romeu e Julieta é feito com goiabada quente e sorvete de queijo produzido pelos próprios chefes da casa. O cannoli brasiliano é recheado com creme de limão e a torta de chocolate foi produzida pensando em toda tradição do chocolate. Uma viagem gastronômica a cada colherada!
A cartela de bebidas se manteve. A novidade será a nova cartela que drinks que irá ser aberta ao público no mês de abril, mas ainda sem data certa de lançamento. O novo cardápio do Nonna Carmela estará disponível no dia 02 de abril.
Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 1607, Lourdes. Telefone: (31) 3245 6754 Preço: $$
Ter – 19h às 23h. Qua/Qui – 12h às 15h | 19h às 23h. Sex – 12h às 15h | 19h às 00h30. Sáb 12h às 16h | 19h às 00h30. Dom – 12h às 16h30