fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Musical infantil e viola contemporânea marcam lives do Culturadoria

Ricardo Sabino, da Cyntilante Produções, e a violeira Letícia Leal foram os convidados desta terça-feira, dia 31

Por Thiago Fonseca *

31/03/2020 às 19:42 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
A Bela e a Fera da Cyntilante Produções - Foto: Guto Muniz / Divulgação

Contacão de história, performance e música de viola foram os temas tratados nas lives desta terça-feira, dia 31, no Culturadoria. Ricardo Sabino, da Cyntilante Produções, foi o responsável por levar diversão às crianças por meio do musical A Bela e a Fera. Já a tarde foi embalada pela violeira Letícia Leal, que tocou e revelou curiosidades sobre a viola contemporânea.

Uma apresentação de teatro para quem é criança ou nunca deixou de ser. Foi assim a primeira live do dia com Ricardo Sabino, ator da Cyntilante Produções. Ele, que é o príncipe no musical A Bela e a Fera, contou a história, cantou e falou sobre as soluções encontradas pela companhia para sobreviver durante a quarentena. “Lançamos 25 espetáculos no youtube onde as pessoas podem comprar por R$ 20 e ver até o fim do mês de abril. Além disso, estamos fazendo lives semanais no Instagram da companhia“, contou Ricardo.

O projeto surgiu quando os espetáculos começaram a ser cancelados. Como a companhia – e toda classe artística vive de bilheteria – essas foram as alternativas encontradas. As peças foram gravadas para divulgação e para auxiliar nos ensaios, agora serviram para outra finalidade.

O poder do teatro infantil e a complexidade de produzir um musical também foram abordados pelo ator. “O teatro que é realizado para as crianças é lindo e é arrebatador. A história da Bela e a Fera mostra muitos valores, como por exemplo, ensinar a ler, consumir cultura e arte. Fazer musical é muito difícil. envolve muitas coisas e muita técnica”, conta.

 

Violeira Letícia Leal – Foto: Israel de Oliveira / Divulgação

Viola contemporânea

Desde o início do isolamento social, a violeira Letícia Leal está inquieta. Sente falta dos shows e até da maquiagem. “O mundo não vai mais ser o mesmo depois disso tudo”, concorda com Carol Braga. Enquanto isso, a artista ajeita os projetos e a vida. Após lançar no final de 2019 o disco Urutu, Letícia prepara-se para show solo, instrumental, de viola contemporânea e outro autoral.

Entre uma canção e outra, a violeira explicou como funciona a viola. “O instrumento é caracterizado por ter dez cordas, cinco ordens de cordas duplas. Tem um dedilhado diferente. A viola contemporânea é a forma de tocar todo tipo de canção com o instrumento, não só as modas caipiras”, explica.

Letícia conta que a viola chega na vida dela por acaso. Após escutar um disco de Almir Sater, que ganhou do tio. “Não só bastava escutar a música, queria colocar ela para fora. Sendo assim, depois de um tempo consegui uma viola e começou tocar”, relembra. Segundo ela, a viola é um instrumento que sempre tem que ser estudado e praticado. “Sendo assim, chego a tocar de três a quatro horas por dia. Disciplina e constância”, conta. Por fim, falou da importância da preservação da viola, da atuação das mulheres como violeiras o e da música autoral.

Cultura para enfrentar a quarentena

Nesta segunda temporada de lives, selecionamos 10 artistas que levarão cultura, arte, entretenimento e educação até você pelo Instagram do Culturadoria durante cinco dias, com lives em horários diversos. Clique aqui e confira a programação completa. Dessa maneira, a ideia do projeto surgiu após muitos artistas no Brasil e exterior terem demonstrando a ideia de conteúdo compartilhado. Sendo assim, nossa proposta é cuidar da nossa saúde mental. Queremos, por meio deste projeto, levar cultura até você e mostrar o poder que ela tem para minimizar as fortes ondas de ansiedade.

photo

Chuck Norris: conheça o meme que transformou o ator em lenda viva

O homem. A lenda. O mito! O nome Chuck Norris (artístico para Carlos Ray Norris) está hoje no imaginário das pessoas como um personagem lendário. Que é imortal e imbatível. Entretanto, esse pensamento faz parte de um gigantesco meme que circula na internet desde 2005. Talvez este seja, inclusive, um dos memes que está perdurando […]

LEIA MAIS
photo

Confira cinco lançamentos de discos que movimentaram o mês de março

É claro que a pandemia que estamos enfrentando afeta diretamente a produção cultural. Mesmo assim, o mês de março foi marcado por uma série de lançamentos de discos. Todos os meses vamos destacar as novidades das plataformas de streaming de música. Na lista a seguir, tem novo disco de Lô Borges, Djonga, Pabllo Vitar, Duo […]

LEIA MAIS
photo

Cinema na quarentena: Minha Mãe é uma peça 3 chega ao streaming

A chegada de Minha Mãe é uma peça 3 ao streaming, no contexto de reclusão em que estamos vivendo, vai contribuir ainda mais para os números estratosféricos que todos os projetos dessa franquia de Paulo Gustavo costumam alcançar. Nenhum problema com isso. Como Bertolt Brecht costumava dizer, já que ninguém ri do que não entende, […]

LEIA MAIS