Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Estreia do podcast “Música serve pra isso” fala sobre sons, arte e cultura

Projeto é uma união entre os amigos João Eduardo de Faria Neto, Leo Cunha, Maurício Guilherme Silva Jr., Renato Villaça e reflete sobre questões da arte musical
Música serve pra isso
Foto: StockSnap/Canva

Alguns questionamentos intrigantes uniram João Eduardo de Faria Neto, Leo Cunha, Maurício Guilherme Silva Jr. e Renato Villaça para a criação do podcast Música serve pra isso. Qual a função das letras das canções? O que é ser fã atualmente? Que experiências sonoras nos ajudam a nos moldar como ouvintes e até mesmo como pessoa? Dessa forma, a ideia nasceu a partir de paixões individuais pelas sonoridades, canções e também pela experiência de cada um deles com a música. Mesmo atuando hoje em dia em instituições e áreas distintas, os idealizadores do podcast têm em comum o apreço pela música. 

Em resumo, a ideia é conversar despretensiosamente sobre sons, arte e cultura. Sendo assim, os episódios vão ao ar a cada 15 dias pelas principais plataformas de streaming e o lançamento é em 7 de abril. Para marcar a estreia, o quarteto realiza uma live às 19h30 para falar sobre a produção no YouTube.

Formato

Quinzenalmente, o Música serve pra isso, promove debates sobre questões do universo musical. Para isso, vai ser norteado por uma pergunta principal. Ou seja, ela será respondida por Leo, João, Maurício e Renato a partir das vivências pessoas, opiniões, críticas e sensações. O primeiro aborda “Para onde este som te leva?”, que discorre sobre as experiências sonoras que ajudam a formar o gosto dos ouvintes bem como as viagens estéticas pessoais. 

O nome do programa se refere ao álbum de mesmo nome da banda Os Mulheres Negras, lançado em 1990. Entretanto, homenageia outros clássicos da música nacional em quadros do podcast.

Integrantes

João Eduardo é graduado em administração e pós-graduado em marketing e formação em gestão cultural. Entre várias outras atividades, foi fundador da banda Cinco Rios. Leo Cunha é escritor, tradutor e professor universitário. Já publicou mais de 60 livros de crônicas, poesia, literatura infantil e juvenil, além de ter recebido diversos prêmios literários. Além disso, foi coautor de peças teatrais e letrista de mais de 50 músicas.

Maurício Guilherme Silva Jr. é professor universitário, músico e jornalista. É doutor em Estudos Literários e pós-doutor em Comunicação Social pela UFMG. Na música, foi fundador, pianista e vocalista da banda Cinco Rios. Por fim, Renato Villaça é compositor, produtor e pesquisador musical. Além disso, atuou como professor universitário em disciplinas da área da música e produziu álbuns de Titane, Makely Ka, Estrela Leminski, Dudu Nicácio, entre outros. 

A estreia de Para onde este som te leva ocorre em 7 de abril, às 19h, pelo canal do podcast no YouTube.

Música serve pra isso
Crédito: Canva

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!