Menu
Música

Música: confira, aqui, as novidades deste final de 2024

Patrícia Ahmaral lança clipe da música "Cajuína", que traz Fernanda Takai como convidada (Marlon de Paula/Divulgação)

Certo, o mundo da música já está em compasso de recesso, por conta das festividades de final de ano! Ainda assim, tem boas novidades no mercado

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Fernanda Takai e Affonsinho. Fernanda Takai e Patrícia Ahmaral. A cantora e integrante do Pato Fu marca presença em duas novidades da cena da música neste final de ano. De um lado, o clipe de “Cajuína”, com Patrícia Ahmaral, que, assim, vai concluindo sua (excelente) homenagem a Torquato Neto. Do outro, Takai divide os vocais com Affonsinho na faixa “O Que Tem Pra Saber”, que traz, no seu bojo, questões bem interessantes, explicadas pelo artista em suas redes sociais.

Ah, sim! A estreia do filme “O Auto da Compadecida 2” se avizinha e olha a trilha sonora aí, dando o ar da graça! Com direito à presença de Maria Bethânia no elenco, bem como de Chico César. A bela e competente Bianca Gismonti entra em cena colocando no mundo uma homenagem aos 70 anos do pai, ninguém menos que Egberto Gismonti. O álbum foi gravado há seis anos, mas, logo abaixo, a gente explica o motivo de estar saindo só agora!

Trilha sonora “O Auto da Compadecida”

O filme “O Auto da Compadecida 2” tem a trilha sonora assinada por João Falcão e Ricco Viana. A boa notícia é que ela chega às plataformas na mesma data de estreia do filme, 25 de dezembro, pela Biscoito Fino (pré-save do álbum). No total, são 10 canções, bem como o clipe de “Canção da América”. A música de Milton Nascimento e Fernando Brant ganha, agora, a voz de João Gomes. Os personagens Chicó e Rosinha (Virginia Cavendish), que se reencontram mais de 20 anos depois, também terão um tema: “Como Vai Você”. A composição de Antônio Marcos e Mario Marcos ganhou a voz de Chico César. 

A capa da trilha sonora de “O Auto da Compadecida 2” (Biscoito Fino/Divulgação)

A trilha traz, ainda, “Fiadeira”, de Juliano Holanda, na voz de Maria Bethânia, marcando a chegada da Compadecida (Taís Araújo) . Música tema desde o primeiro “O Auto da Compadecida”, “Presepada”, de Sergio Campelo e Claudio Moura, ganha letra de João Falcão e Ricco Viana. Agora, é “Presepada no Forró”. A interpretação é da potiguar Juliana Linhares e do carioca Marcelo Mimoso. Juliana também interpreta “Baião De Dez Milhões”, de João Falcão e Ricco Viana. Dirigido por Flávia Lacerda e Guel Arraes, “O Auto da Compadecida 2“ já está com ingressos disponíveis para pré-venda.

“Gismonti 70”

Em 2017, Egberto Gismonti completou 70 anos e sua filha, a pianista Bianca Gismonti, sentiu que a maior homenagem ao pai seria tocar a sua música. Assim, o Bianca Gismonti Trio gravou “Gismonti 70”, com Bianca ao piano e voz, Julio Falavigna, na bateria, e Antonio Porto, no baixo de seis cordas – além de violão acústico e voz (na faixa 7). A diretriz foi misturar músicas de diferentes períodos da obra composicional de Egberto; incluindo canções emblemáticas, como “O Sonho” (gravado por Elis Regina). Tal qual, eternas referências instrumentais, como “Palhaço” e “Lôro”.

Bianca Gismonti celebra as sete décadas de vida do pai, Egberto Gismonti (Daryan Dornelles/Divulgação)

O álbum – gravado em 2018 em Budapeste – seria mixado (e lançado) em 2020, mas a pandemia atrapalhou os planos. Só agora, em 2024, Bianca finalizou o projeto registrando as fotos que ilustram o trabalho. “Eu queria que as fotos fossem feitas no ambiente onde morei com meu pai até os 19 anos e onde ele vive até hoje. É o seu canto de silêncio e grandiosidade; como um museu de arte da própria vida”, revela Bianca.

Ouça aqui “Gismonti 70”: https://open.spotify.com/album/6T9185qqXOpE2ZJGRTDy6j?si=6agw_FKYTd-y6_MSHxL4Cw

“O Que Tem Pra Saber?” – Affonsinho e Fernanda Takai

O cantor, compositor e instrumentista Affonsinho assina a música “O que tem pra saber?”, cuja gravação contou com Fernanda Takai como convidada. Em seu perfil no Instagram, Affonsinho falou sobre o refrão – “Mas, e do seu coração, o que tem pra saber?/E do de quem tá pertinho, ao seu lado, o que sabe você?”. “Este refrão tem uma boa pergunta, né? Tá certo a gente querer conhecer tudo, todas as Europas, Disneys, luas, os anéis de Saturno etc. É legal conhecer sim. Mas e o coração das pessoas? Pelo menos das que estão pertinho da gente, como: filhos, companheiros, pais etc. E até os nossos próprios. E, então, a vida passa, conhecemos um monte de lugares e coisas, mas conhecemos quase nada importante de verdade”.

A capa do single que reúne Affonsinho e Fernanda Takai (Dubas/Divulgação)

Confira, neste link, um post de Affonsinho, no perfil do artista, no Instagram, falando da música

Clipe de “Cajuína” – Patrícia Ahmaral

Com o lançamento do clipe da faixa “Cajuína” (Caetano Veloso), a cantora mineira Patrícia Ahmaral completa sua homenagem aos 80 anos de nascimento do poeta, letrista e multiartista piauiense Torquato Neto (1944-1972), cujo marco se deu no último dia 9 de novembro. Com direção do artista visual Marlon de Paula, o vídeo já está disponível no canal YouTube de Patrícia. O clipe vem na sequência do lançamento do single “Cajuína”, divulgado dia 7 de novembro nas plataformas digitais, com feat de Fernanda Takai e produção musical de John Ulhoa. Os dois artistas estão também no clipe.

Patrícia Ahmaral, Fernanda Takai e John Uhoa (Erika Machado/Divulgação)

Patrícia, está envolvida com a obra “musical” de Torquato, desde o início de carreira como cantora, no final dos anos 90. E divulgou, em fins de 2023, um álbum duplo com as parcerias do poeta, em songbook inédito na música brasileira (ouça aqui:  https://linktr.ee/patricia_canta_torqua_duplo ). No videoclipe, o diretor Marlon de Paula foi também responsável pela captação e edição das imagens, buscando imprimir no projeto uma atmosfera sensível. Mas valoriza também, nas imagens de bastidores, o “clima” feliz do encontro entre os artistas. A peça abre com uma fala espontânea de Patrícia, em conversa com Fernanda e John, no estúdio.

Assista ao videoclipe aquihttps://youtu.be/sZxrCKiIXEw

Shorthttps://youtube.com/shorts/RH_UWpfjif4?feature=share

Ouça a faixa nas plataformas digitais: https://found.ee/cajuina

“Over the Rainbow”

A nova versão de “Over the Rainbow”, na voz de Camilla Marotti, foi feita para a campanha publicitária de final de ano de uma grande seguradora. A produção foi da Musickeria. A experiência de dar voz à música eternizada por Judy Garland, já é um marco na carreira da jovem cantora e compositora. Camila começou a carreira em musicais de Charles Möeller e Claudio Botelho. Em 2019, montou a banda FourPlusOne, com um tributo a Aretha Franklin. No mesmo ano, Camilla participou do The Voice Brasil, chegando às quartas de finais. A artista transita entre clássicos internacionais, cantados em inglês, francês, espanhol e alemão, e músicas brasileiras.  Em 2022, lançou o projeto audiovisual acústico e autoral “#QuemNunca”, que traz histórias de crises, superações e desafios do dia a dia.

Camila Marotti, que regravou o clássico “Over the Rainbow”, já participou do The Voice Brasil (W. Possato/Divulgação)

Ouça o single nas plataformas: https://onerpm.link/overtherainbow 

Conteúdos Relacionados