No Noturno nos Museus, os espaços culturais ficam abertos entre 18h e 23h, com uma ampla e gratuita programação
O Noturno nos Museus chega à sua 9ª edição nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, reunindo 24 espaços culturais, entre públicos e privados. Os equipamentos estarão abertos das 18h às 23h, com atividades culturais, como exposições com visitas guiadas, apresentações musicais, dança, performances, vídeos e oficinas. Toda a programação é gratuita, exceto duas, com ingressos a preços populares. O público terá transporte gratuito para circular entre os museus e instituições participantes. A programação completa, bem como os roteiros do transporte gratuito, estão no Portal Belo Horizonte. O evento integra a programação especial em comemoração aos 127 anos de Belo Horizonte.
Destaques
Entre os destaques do Noturno nos Museus, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) dá início às celebrações de seus 10 anos com atrações especiais. Às 18h30, o Samba da Meia Noite anima o público. Na sequência, às 20h30, o cantor e violonista Vitor Santana apresenta o show Cinema Novo. O repertório inclui clássicos de Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Jobim, entre outros.
O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) recebe, às 19h30, o Quarteto Chico Amaral. O repertório é o do disco “Canções Brasileiras”. O equipamento também programou visitas mediadas às exposições em cartaz no espaço. Assim, às 19h e às 20h30, o público confere a “Belo Horizonte: Fora dos planos”, que propõe investigar as diferentes paisagens que formam a maneira como enxergamos a cidade. Às 20h e às 21h30, “Complexa Cidade”.
MUMO
Outro ponto alto do Noturno nos Museus acontece no Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO). Às 18h, haverá visita mediada à exposição “Clara Nunes – Eu Sou a Tal Mineira”, seguida, às 21h30, de um show especial de Aline Calixto. Além disso, das 19h30 às 22h30, será realizada uma oficina de estamparia artesanal com Preta Aya. A atividade busca valorizar as culturas afro-indígenas e suas diversas representações, bem como resgatar as artesanais têxteis que compõem a história da moda em Minas Gerais.
Pampulha
O Noturno nos Museus também movimenta os três espaços museais da Pampulha. Na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, destaque para a instalação performática “Corpo-água”. Desse modo, às 21h, três bailarinas exploram a integração entre corpo e espaço, inspiradas em Iemanjá como arquétipo. A programação segue na Casa do Baile, às 21h, com o Samba de Roda du Oridendê. Além disso, a partir das 18h, será aberta a Exposição Digital de Natal 2024 da Galeria Aut, que celebra a inclusão e a diversidade, destacando as expressões artísticas de pessoas com TEA.
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) ganha uma iluminação especial das esculturas localizadas nos jardins e instalação da obra “Pensamento do Fora”, de Marilá Dardot, que podem ser vistas entre 18h e 22h. A instalação ocupa os jardins do museu. Ela se apropria do elemento visual das placas de sinalização do Museu para subverter seu conteúdo com citações extraídas da história da literatura e do pensamento, que de alguma forma se relacionam com um amplo espectro de noções – o tempo, a vida e a paisagem.
Roteiros
Para facilitar a locomoção do público e incentivar visitas a diversos espaços em uma única noite, o Noturno nos Museus contará com transporte gratuito, das 18h às 23h. Assim, serão disponibilizados roteiros estratégicos com vans circulando entre o Centro de Belo Horizonte e a Pampulha, ao longo da orla da Lagoa e no Hipercentro. As vans operam continuamente até o fim do evento e estão sujeitas à lotação.
Instituições parceiras
O Palácio das Artes participa da ação com três exposições, das 18h às 22h: “Yará Tupynambá, Paisagens da Alma Mineira”, “Quando atitudes se tornam escola” e “Cientistas e Alquimistas”. Na Casa Fiat de Cultura, o público poderá conferir, entre outras atrações, o 10º Presépio Colaborativo, que neste ano está ambientado em um cafezal com cerca de 50 árvores, produzidas a partir de materiais recicláveis.
O CCCBB BH oferece dois espetáculos teatrais na programação e compartilha os bastidores de montagem de duas exposições: “9º Bolsa Pampulha – Camará” e “Luz Eterna – Ensaio sobre o Sol”. No Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, a programação inclui o teaser da nova exposição “Fenômeno Humano” (18h às 22h). Tal qual, visitas mediadas pelo acervo e sessões no Planetário (19h, 20h e 21h) com trilha ao vivo do Grupo de Câmara da PUC Minas.
Às 20h, o Quarteto de Cordas faz uma apresentação no 1º andar, e, das 18h30 às 22h, ocorre a observação de corpos celestes com telescópios no 3º andar. As atividades são para todas as idades e gratuitas, com exceção das sessões do Planetário às 20h e 21h.
E mais
A programação do 9º Noturno nos Museus conta ainda com diversas atividades promovidas pelas seguintes instituições: Acervo Curt Lange, CCBB BH, CâmeraSete, Casa Fiat de Cultura, Centro de Arte Popular, Centro de Memória Ciências Médicas-MG, Centro de Memória Minas Tênis Clube, Centro de Referência da Dança, Fundação Clóvis Salgado, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Museu Antropológico do Vale do São Francisco, Museu Brasileiro do Futebol, Museu da Matemática UFMG, Museu de Ciências Naturais PUC Minas, Museu Mineiro, Ponto Cultural CDL e SESI – Museu de Artes e Ofícios.
Serviço
Noturno nos Museus – 9ª edição
Quando. 6 de dezembro, sexta-feira, das 18h às 23h
Quanto. Entrada gratuita
A programação completa, bem como os roteiros do transporte gratuito, estão no Portal Belo Horizonte.