Há sempre um risco nos encontros entre arte e tecnologia. Pode tanto ser uma experiência que vai te tirar do chão ou apenas gerar mais expectativa do que realmente sensações diferentes. É este o caso de Museum of Me, instalação desenvolvida pela Cactus, produzida pela Dell’Arte, montada no Centro Cultural Banco do Brasil de BH. É legal? Sim. Mas muito breve que nem dá para sentir muita coisa diferente.
A instalação já passou por São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba. A parada é a seguinte: foi montado um quadrado no pátio do CCBB. Até quatro pessoas podem entrar juntas nessa espécie de caixa mágica para uma experiência que dura pouco mais de um minuto. Na porta, você informa um perfil aberto do Instagram. Nesse curto tempo lá dentro, a máquina vai puxar os conteúdos mais recentes e exibir em todas as telas instaladas lá dentro. Sim, são muitas.
É claro que é uma experiência legal, mas muito breve. A promessa do Museum of me é que “a inteligência artificial vá interpretar a alma digital do visitante”. Bem, como as histórias que são contadas no Instagram são mesmo muito variadas, pode ser até que consiga interpretar a alma. Não rolou comigo. São captadas as imagens e textos publicados recentemente.
Para além das telas, o mais bacana é a sensação de entrar em um quarto de espelhos. Isso sim nos transporta para uma espécie de “universo infinito”. Se vale a pena? Claro que vale. A fila é curta e a viagem vai ser, no mínimo, divertida. Não espere mais do que isso.
SERVIÇO:
[O QUE] Instalação Museum of Me [QUANDO] Até 29/12, de quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 22h ?[ONDE] Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte, (31) 3431-9400 [QUANTO] Entrada gratuita