Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA completa 22 anos de existência com uma edição especial
A partir desta terça-feira, 3 de dezembro, a capital mineira recebe a 22ª Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA, voltada à produção mundial de animação. Como uma programação diversificada e inclusiva, em diversos espaços de Belo Horizonte e Nova Lima, o evento exibirá 190 filmes, vindos de dez países. São produções que apontam para um cinema criativo, ousado e conectado a problemas contemporâneos. Entre eles, assédio, tragédias, dramas existenciais, terror, história, direitos humanos e muito mais. O MUMIA prossegue até 12 dezembro, no Cine Humberto Mauro, Biblioteca Pública de Minas Gerais, e Instituto Undió. Além disso, a mostra amplia suas exibições na cidade de Nova Lima na C.A.S.A (Centro de Artes Suspensa Armatrux).
Realizador da MUMIA, o cineasta Sávio Leite ressalva que, este ano, a iniciativa está repleta de novidades, bem como convidados de outros estados e a exibição de cinco longas da nova produção brasileira em animação. Um dos destaques é a premiada co-produção colombiana brasileira “A Outra Forma de Diego Guzmán”, cuja sessão será à meia noite. Vale também ressaltar que os cineastas dos longas estarão presentes para conversar com o público após as exibições.
A iniciativa
A MUMIA integra o calendário cultural de BH e está consolidada no cenário nacional, destacando-se como a maior iniciativa dedicada ao gênero no país. O evento mantém seus programas competitivos mineiro, brasileiro e internacional. A identidade visual do projeto ficou a cargo do animador mineiro Jackson Abacatu.
O cinema por crianças e jovens
Curtas-metragens produzidos por crianças e jovens, estudantes do curso de cinema de animação da Poeira, serão exibidos no domingo (8), durante a MUMIA. Ao todo, nove filmes criados pelos alunos em 2023 vão ocupar a tela em sessão no Cine Humberto Mauro, com acesso gratuito. Na programação, estão os filmes “Natureza Engarrafada”, “João e Joana em A Confusão das Poções”, “Multi Cores”, “Detetives Geométricos e o Mistério dos Animais Desaparecidos”, “A Olimpíada dos Deuses”, “Em Busca da Poção”, “Uma Aventura no Tempo”, “O Lendário Peixe Dourado” e “O Sumiço da Maçã”.
Nome à frente da produtora, Ricardo Poeira lembra que a MUMIA desempenha um papel essencial ao promover a valorização da linguagem da animação, exibindo produções brasileiras e internacionais, com destaque para obras fora do circuito comercial. “O evento, de caráter competitivo, idealizado pelo cineasta Sávio Leite, celebra a diversidade criativa do gênero e, assim, atrai olhares para talentos emergentes”. Fundada em 1999, a Poeira é composta por profissionais graduados em Cinema de Animação pela UFMG.
Serviço
Mostra MUMIA – 22 Anos
Quando. 3 a 12 dezembro de 2024
Onde.
Belo Horizonte
Cine Humberto Mauro/ Palácio das Artes
Casa da Mostra/ Universo Produção
Biblioteca Pública de Minas Gerais
Instituto Undió
Nova Lima
C.A.S.A – Centro de Arte Suspensa Armatrux
Entrada franca.
Realização: MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação
Programação completa: www.mostramumia.blogspot.com