Iniciativa inédita em Belo Horizonte, realizada pelo coletivo Mulheres Encenadoras, o Mulheres Encenadores em Rede propõe discussões sobre a atuação de mulheres artistas na direção teatral. O evento ocorre a partir de 17 de agosto e trabalha o tema por meio de palestra-performance, mesa de discussão ao vivo, oficinas, residências artísticas e podcasts. Cida Falabella, Maria Thaís, Onisajé e Sara Rojo são algumas das encenadoras convidadas para compor a programação que presta homenagem à diretora, atriz e pedagoga Haydée Bittencourt. Ela foi um expoente da encenação nacional com grande atuação e influência na construção do teatro mineiro.
Dessa forma, toda a programação ocorre no Instagram, YouTube e Spotify do Mulheres Encenadoras. Além disso, a abertura conta com palestra performativa da atriz dramaturga e poeta transvestigênara Ave Terrena, a partir das 20h. As residências artísticas e residências solicitam inscrições prévias no link.
O coletivo e mais sobre o evento
Criado em 2020, o coletivo Mulheres Encenadoras é composto por: Cláudia Henrique, Raquel Castro, Manu Pessoa, Gláucia Vandeveld, Ana Cecília Lima, Kelly Crifer, Michelle Sá, Thálita Motta, Camila Morena, Camila Vendramini, e Júlia Camargos. Ele começou a tomar forma em 2017, no Núcleo de Pesquisa em Direção Teatral do Galpão Cine Horto, coordenado na época por Raquel Castro. Desde então, é uma espaço de trocas, conversas e compartilhamento de práticas entre as artistas. Alémd isso, o objetivo é formar uma rede de mulheres interessadas no estudo e na criação artística pelo viés da encenação.
As mesas gratuitas são abertas ao público e transmitidas ao vivo. Entre elas Teatro NegrA e cenas decoloniais e A Encenadora pedagoga: poéticas femininas de encenação e aprendizagem nas artes cênicas.
A programação completa está nas redes sociais do Mulheres Encenadoras.