Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Casa Fiat realiza palestra sobre mulheres artistas

Gostou? Compartilhe!

A professora (doutora em História pela UFMG) ministra a palestra “Mulheres artistas nos séculos XX e XXI: inserção nos mundos das artes” 

A Casa Fiat de Cultura realiza nesta quinta-feira, 14 de março, a palestra “Mulheres artistas nos séculos XX e XXI: inserção nos mundos das artes”. Ministrada por Rita Lages, professora doutora em História pela UFMG, a iniciativa acontece das 19h30 às 21h, no próprio equipamento. A participação é gratuita, com inscrição pela . Na ocasião, Rita Lages abordará a entrada das mulheres artistas como profissionais no campo das artes, tendo Belo Horizonte como enfoque principal.

Desse modo, serão destacados nomes como o de Jeanne Louise Milde, artista belga que veio para a cidade em 1929. Tal qual, Zina Aita, que nasceu na capital mineira em 1900 e participou da Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922. Bem como a geração de mulheres artistas de meados do século XX, que tiveram formação entre 1940 e 1950, na Escola Parque de Guignard. Assim, nomes como Maria Helena Andrés, Sara Ávila e Yara Tupynambá, cujas obras que dialogam com o moderno, ao mesmo tempo em que apontam para o contemporâneo, como aponta Rita Lages.

Rita Lages, doutora em História pela UFMG, ministra palestra sobre artistas mulheres (Mateus Morais/Divulgação)
Rita Lages, doutora em História pela UFMG, ministra palestra sobre artistas mulheres (Mateus Morais/Divulgação)

E mais

No universo da arte contemporânea, os participantes vão saber mais sobre performances, site specifics, instalações e objetos interativos de mulheres artistas como Terezinha Soares e Lótus Lobo. Do mesmo modo, Rita Lages também abordará a trajetória de artistas mais recentes, como Cinthia Marcele e Ana Raylander. “Elas se aproximam da arte conceitual, mas apresentam leituras muito próprias, bem como crítica social em algumas obras”, explica a professora.

O fio condutor da conversa é a reflexão sobre a iniciação dessas artistas mulheres como profissionais. Assim, aliando o trabalho com a arte aos papéis, por exemplo, de professoras, arte-educadora, mães etc. “Essas conjugações trazem a multiplicidade existente no sujeito artista e mulher”, reflete Rita.

Rita Lages

Rita Lages, é professora associada II do Programa de Pós-Graduação em Artes e dos cursos de graduação em Conservação-Restauração em Bens Culturais Móveis e em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. Tem doutorado (2012) e mestrado (2001) em História, pela mesma UFMG, na linha de pesquisa História Social da Cultura. Atualmente, lidera o Grupo de Pesquisa Estopim, Núcleo de estudos interdisciplinares do Patrimônio Cultural. Do mesmo modo, participa do grupo de pesquisa IMAM – Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole.

É autora do livro “Entre Bruxelas e Belo Horizonte: itinerários da escultora Jeanne Louise Milde”, de artigos e capítulos de livros. Rita Lages atua como pesquisadora e curadora, principalmente nos temas: História das Mulheres Artistas nos séculos XIX e XX, História da arte, História das cidades, Patrimônio Cultural, Gênero e Arte.

Serviço

Palestra | Mulheres artistas nos séculos XX e XXI: inserção nos mundos das artes com Rita Lages
Quinta-feira, 14 de março, às 19h30
Inscrição gratuita pela Evento em inglês, com tradução simultânea

Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h 

Informações
www.casafiatdecultura.com.br

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]