Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

“Move Concreto! Mulheres e videodança” tem início

Gostou? Compartilhe!

“Move Concreto! Mulheres e Videodança”  vai exibir obras de vídeodança produzidas e protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias.

Para contribuir com a produção audiovisual feminina, o Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza a 2ª edição da mostra “Move Concreto! Mulheres e videodança”.

O evento híbrido (presencial e online) acontece desta sexta, dia 5, ao dia 23 deste mês, e aposta em obras produzidas e protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias.

Cena de “Tá fazendo sabão”, da diretora Ianca Santos Oliveira (Jaci Lima/Divulgação)
Cena de “Tá fazendo sabão”, da diretora Ianca Santos Oliveira (Jaci Lima/Divulgação)

A programação do “Move Concreto!” é gratuita. Traz 20 filmes e seis ações formativas do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas, Rio Grande do Sul, São Paulo e do DF.

A abertura do “Move Concreto!” será no Cine Santa Tereza. Nesta sexta, às 19h, serão exibidos os filmes “Bicho Bicha”, “Compulsório”, “Oumuamua”, “Raiz d’água”, “Rótulo B” e “transcorrência”.

Corpo, vídeo e gênero

A mostra “Move Concreto!” tem curadoria de Duna Dias, Flavi Lopes e Luísa Machala. A programação discute a presença feminina nas telas, na produção de filmes e as relações entre corpo, vídeo e gênero. 

“O objetivo é promover, descentralizar, disseminar e democratizar o acesso a obras de videodança produzidas e protagonizadas por mulheres cisgênero, transexuais, travestis, de todas orientações sexuais”, explica Duna Dias. 

A curadora lembra que, no campo das artes, mulheres e pessoas não binárias ainda são muito invisibilizadas – principalmente no audiovisual. “Queremos abrir caminhos para que nossos trabalhos sejam vistos, discutidos”, prossegue ela.

“E que possamos produzir a partir do que acreditamos: que nós mulheres somos responsáveis por uma produção artística diversa, potente e questionadora”, arremata Duna.

Exibição de filmes

A Mostra “Move Concreto! Mulheres e videodança” vai exibir seis filmes dentro da temática “Políticas do corpo, gênero e mulheridades”.

São eles “BichoBicha” de Nadja Kai Kai (MG), “Compulsório” de Aline Salmin (MG), “Imaculada” de Ana Carolina Souza (AM), “A MARRA”, de Bruna Bertoldo (RS), “Rótulo B”, de Carina Marinho (MG), e “Tantas Plantas, tantas Travas: Memórias de uma Escuta Viva”, de Lyz Vedra (CE).

Dentro da pauta “Narrativas negras” estão “PRETA!”, de Iris Rana Rocha da Silva (SP), “Raiz d’água”, de Iasmim Alice da Silva (MG), e “Tá fazendo sabão”, de Ianca Santos Oliveira (BA).

Alguns filmes da programação da “Move Concreto!” dialogam com a questão das “Relações com espaços urbanos e com a natureza”. Entre eles, “OUMUAMUA”, de Vanessa Oliveira, com direção de Cib Maia (MG); “transcorrência” de Cib Maia (MG); “Escuta” de Camila Ribeiro (GO), e “RE: Rosas” de Laís Barros (SP).

Outra temática é “Dramaturgias da intimidade que atravessam a coletividade”. Ela conta com filmes como “Asa leve que rasga o vento”, de Tauane Parreiras (DF), e “Ânsia”, de Fernanda Conde (SP). E, ainda, “Limítrofe”, de Luci Savassa (SP); “Há muito espaço dentro de mim”, de Jamille Marin e Júlia Urach (RS), e “Sofrência” de Lori e Luci (GO).

O “Move Concreto!” conta ainda com o documentário de dança “216 – Rastros poéticos”, de Déborah Santos (CE), e com um filme sobre dança de salão: “Abrigo”, de Fernanda Conde/ Dois Rumos Cia de Dança (SP).

Locais

Cinco centros culturais de Belo Horizonte vão receber a Mostra “Move Concreto! Mulheres e videodança”, com a exibição de filmes e também sediando ações formativas.

Já a programação virtual exibirá os filmes que estarão nos centros culturais e mais três filmes com audiodescrição. Eles têm a direção das curadoras da mostra. A saber: “Adentro”, de Bárbara Maia, com colaboração de Luísa Machala; “apto 15”, de Duna Dias e Socorro Dias, e “sete ferraduras”, de Flavi Lopes, junto a Gustavo Felix.

Outro destaque virtual da “Move Concreto!” são as ações formativas com transmissão ao vivo pelo Youtube. Haverá, ainda, bate papos sobre os filmes. Neste caso, haverá mediação da curadoria e de duas convidadas: Raquel Pires (MG) e Vanessa Hassegawa ( PA/SP).

Serviço

Mostra “Move Concreto! Mulheres e videodança”

Quando: De 5 a 23 de maio de 2023

Onde: Cine Santa Tereza e centros culturais Venda Nova, Salgado Filho, Vila Marçola, Urucuia e Alto Vera Cruz.

Programação virtual – Youtube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre

Gratuito

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]