Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Mostra Vertentes reúne artistas da música e teatro de BH de 24 a 27 de junho

Evento idealizado pela cantora Titane traz uma série de quatro programas sobre a geração consolidada de cantores, atores, compositores e instrumentistas que começaram a carreira nas oficinas e espetáculos da Associação Campos das Vertentes, dirigidos por João das Neves e Titane
mostra vertentes
Amorina. Foto: Fernanda Branco / Divulgação

De 24 a 27 de junho, sempre às 20h, ocorre a Mostra Vertentes, uma diversidade de trabalhos musicais e cênicos, criados especialmente para o YouTube, pela geração de artistas inspirados por João das Neves e Titane. Eles participaram, em 2005, da Associação Campos das Vertentes. Em 15 anos de história, nomes como Bia Nogueira, Amorina, Rodrigo Gerônimo, Larissa Horta e Rubens Aredes, trilharam os próprios caminhos com produções autorais que têm reverberado na cena da capital mineira contemporânea. Agora, durante a mostra, tais trajetórias ganham uma série de quatro vídeos artísticos, de 25 minutos cada, roteirizados por Brisa Marques e Irene Bertachini. Além de ser idealizado por Titane, o projeto tem recursos da Lei Aldir Blanc.

Todos os trabalhos foram previamente gravados no estúdio Engenho e no Parque Lagoa do Nado, local onde ocorreram as primeiras oficinas da associação. Além disso, as produções ficam disponíveis por tempo indeterminado no canal do YouTube da Associação Campo das Vertentes, mas, durante a exibição, os artistas vão interagir com o público pelo chat.

Os trabalhos

A ideia é levar para cena a inquietude dos artistas por meio da arte. Alguns destaques são as obras premiadas como Madame Satã (2007) e Titane e o Campo das Vertentes (2010). Ambas as montagens tiveram direção de João das Neves e foram sucesso de crítica e público, passando por diferentes cidades do Brasil. Dessa forma, cada um dos vídeos da Mostra Vertentes coloca em foco a produção musical e teatral de cada artista e celebra as histórias e vivências individuais dentro dos processos de formação e criação realizados pela Associação Campo das Vertentes. 

Já os trabalhos solos destacam temáticas como a arte negra, a arte feminina, arte como resistência e o corpo em cena. Para isso, os vídeos contam com entrevistas, canções autorais, poemas de Sérgio Pererê, João das Neves e Eduardo Galeano, entrevistas, apresentações musicais e cênicas. 

Programação completa

DIA 24/06, quinta – 20h

Bia Nogueira + Kátia Aracelle (Apresentação: Celton  Oliveira)

DIA 25/06, sexta – 20h

Irene Bertachini + Rodrigo Jerônimo (Apresentação: Zirlene Lemos)

DIA 26/06, sábado – 20h

Rubens Aredes+Jardel Rodrim + Michelle Ferreira (Apresentação: Marcos Matheus)

DIA 27/06, domingo – 20h

Amorina+ Larissa Horta + Vânia Silvério (Apresentação: Carolina Cordeiro)

mostra vertentes
Rubens Aredes. Foto: Fabiano Médice / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!