Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Mostra In-Cena 4×4 destaca o teatro do interior de Minas em Curitiba

Idealizada pelo diretor André Luiz Dias, a mostra especial reúne quatro montagens com discussões relevantes para a atualidade

Por Carol Braga

03/04/2019 às 14:20

Publicidade - Portal UAI
FILOFOBIA com Grupo In-Cena de Teatro e Grupo dos Dez. Foto Florisvaldo Júnior/Divulgação

Curitiba – Quatro espetáculos, de quatro estados diferentes. Em comum, o interesse por uma estética que transforma em arte discussões sobre o atual contexto social e político de nosso país. Assim pode ser apresentada a Mostra In-Cena 4×4, uma das atrações com forte presença mineira na edição 2019 do Festival de Teatro de Curitiba.

Digo forte pois a idealização e o convite para o encontro partiu de André Luiz Dias. Para quem não o conhece, ele é fundador do Instituto Cultural In-Cena, grupo de teatro de Teófilo Otoni que bravamente desenvolve o trabalho no interior de Minas. Foi ele quem convidou a Cia Teatro de Gente, o coletivo Aquilombo, de BH, e Meio Mundo de Inventações Compartilhadas, de São Paulo, para a realização da mostra especial em Curitiba. Eles fazem parte do Fringe, que é a programação off. Ou seja, está aberta a participação de quem se inscrever.

Visibilidade

Em 2019, são 350 peças participando somente do Fringe em Curitiba. Dessa maneira, muitas companhias se reúnem em recortes temáticos para alcançar mais visibilidade. A Mostra In-Cena 4×4 compartilha experiências de artistas que estão envolvidos em construções coletivas. Os espetáculos serão apresentados até o dia 06 de abril, na Casa Heitor Stockler.

O primeiro deles é uma première. Filofobia nasce de um curioso exercício de direção compartilhada por André Luiz Dias e Rodrigo Gerônimo, do Grupo dos Dez. Em comum, por exemplo, há a pesquisa sobre o teatro negro. A primeira versão da peça foi uma cena de 15 minutos apresentada em 2018 no La Movida In-box. O texto de Marcos Fábio de Faria discute a fobia do amor.

“A gente sente que a população negra está em distopia desde que o primeiro negro saiu da África. O desafio é discutir os fins do mundo e que medo do amor é esse que temos atualmente”, comenta Rodrigo Gerônimo. Ele dirigiu a segunda parte da peça e André a primeira. Detalhe: durante o processo, um não viu a parte do outro.

 

INFERNO com Ana Paula Bouzas. Foto: Fabio Espirito Santo/Divulgação

 

Dança

“Temos um desejo de discurso parecido além de afinidades estéticas’, diz Ana Paula Bouzas. Ela faz parte do Meio Mundo Intervenções Compartilhadas e apresenta em Curitiba o processo de construção de Inferno. Ela aborda a relação social entre trabalhadores e patrões.

Outro espetáculo na Mostra In-Cena 4×4 é Balada de um palhaço. O texto de Plínio Marcos, de 1986, foi dirigido por Nathan Marreiro. De acordo com o encenador, o atual contexto social e político brasileiro tem chamado mais atenção para a relevância da obra do dramaturgo.

Expansão

A Mostra In-Cena 4×4 não ficará restrita à Curitiba. Às Margens, montagem do In-Cena, será apresentada em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital do Paraná. Em síntese, é uma peça que discute o Brasil indígena e quilombola. Um dos destaques é a presença da atriz Araci Cachoeira, que trabalhou com Augusto Boal.

Moradora do Vale do Mururi, ela já havia abandonado a carreira de atriz quando recebeu o convite de André Luiz Dias. “Ela estava plantando mandioca”, conta. Dessa maneira, a presença de Araci no elenco de Às Margens complementa a força do espetáculo que fala, sobretudo, sobre a pluralidade brasileira. “Isso que é descolonizar”, resume Rodrigo Gerônimo.

 

Culturadoria está em Curitiba a convite do Festival de Teatro

photo

Oito maiores expectativas dos fãs para o fim de ‘Game of Thrones’

O final da épica série da HBO está próximo. Considerada por muitos a série de fantasia mais amada, ‘Game of Thrones’ chega a sua última temporada neste ano. E certamente os fãs tem muitas expectativas para esse aguardado desfecho. Pensando nisso, separamos oito das maiores expectativas dos fãs da série para esse adeus na TV. […]

LEIA MAIS
photo

‘Os Vingadores: Ultimato’: o que você realmente precisa saber

O filme que vai encerrar a ‘A Saga do Infinito’, como nomeou Kevin Feige (presidente do MCU), está chegando. ‘Os Vingadores: Ultimato’ chega aos cinemas brasileiros no dia 25 de Abril. Até lá, o gostinho da espera foi garantido pelos dois trailers já disponíveis. O mais recente, lançado no dia 14 de Março, não trouxe […]

LEIA MAIS
photo

Peça ‘Banho de Sol’ faz convite à empatia após experiência em presídio

A arte pode ajudar a recuperar o que se perde nos piores momentos da vida. É esse recado que a peça ‘Banho de Sol’, da Zula Cia. de Teatro, pretende dar a cada um que for conferir o espetáculo em cartaz no CCBB até o dia 22 de abril. ‘Banho de Sol’ é um projeto […]

LEIA MAIS