Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cults do Terror: mostra exibe 10 filmes realizados entre 1950 e 1960

Os longas-metragens ficam disponíveis gratuitamente de 16 de abril a 16 de maio
Por Jaiane Souza
cults do terror
Cena do filme "A noite dos mortos vivos", de George A. Romero. Crédito: noite dos mortos vivos (1968), de George A. Romero

De 16 a de abril a 16 de maio, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, realiza a mostra Cults do Terror, que exibe filmes realizados entre as décadas de 1950 e 1960. Durante esse período, o cinema de terror passou por grandes transformações técnicas e artísticas, por isso, a mostra exibe dez longas-metragens permanentemente, de forma contínua e gratuita durante um mês.

A exibição ocorre na plataforma exclusiva do Cine Humberto Mauro e conta com debates especiais das sessões História Permanente do Cinema e Cinema e Psicanálise, com tradução em Libras. Entretanto, os debates, por sua vez, ocorrem pelo canal do YouTube da Fundação Clóvis Salgado.

Os filmes

A curadoria da mostra Cults do Terror fez uma seleção de filmes considerados marcos do cinema, mas subestimados na época do lançamento. Com o passar dos anos, passaram a ser admirados e serviram de inspiração para vários outros clássicos do gênero. Dessa forma, o recorte da curadoria prioriza os filmes “lado b” da produção da década de 1950 e 1960. Em outras palavras, as produções refletiram passado e ditaram o futuro do terror no cinema.

Entre os títulos na programação está o clássico A noite dos mortos vivos (1968), de George A. Romero, Almas Mortas (1964), de William Castle, e Com a maldade na alma (1964), de Robert Aldrich.

Debates

Sempre às 19h pelo YouTube da Fundação Clóvis Salgado ocorrem os debates especiais História Permanente do Cinema e Cinema e Psicanálise. O público pode participar e interagir com comentários e perguntas que serão respondidas pelos debatedores. Então, para acessar a programação completa e mais detalhes sobre cada debate e sobre os filmes, acesse o site da plataforma CineHumbertoMauroMAIS.

cults do terror
Filme “Almas mortas”, de William Castle. Crédito: Columbia Pictures Corporation

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!