A Mostra abre o calendário audiovisual brasileiro de 2025 na cidade histórica mineira entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro
A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual de 2025 entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro. Assim, serão nove dias de programação gratuita e abrangente, com mais de 100 filmes em pré-estreias e mostras temáticas. O evento também promove o 28º Seminário do Cinema Brasileiro e o 3º Fórum de Tiradentes. E, ainda, rodas de conversa, programa de formação, Conexão Brasil CineMundi, performances, lançamentos de livros, exposições, shows e atrações artísticas. Ao fim, o certame vai premiar os filmes eleitos pelo Júri Oficial, Júri Jovem e Júri Popular.
Temática
A partir de inquietações relacionadas à multiplicidade de “cinemas” brasileiros, a curadoria do evento adotou, para 2025, a temática “Que cinema é esse?”. Segundo Francis Vogner dos Reis, coordenador curatorial da Mostra, o desafio é o de indagar o ponto em que essa produção nacional está agora. “É preciso que o cinema brasileiro se arrisque a fazer perguntas novas, a sair do já conhecido. Seja na criação dos filmes, na elaboração das políticas públicas e estruturais do setor, bem como na eleição de nossas prioridades, na nossa própria linguagem no debate público e no forjamento das novas ideias”.
Para o curador, a pergunta da temática da Mostra estimula um olhar sobre a multiplicidade de produções, muitas vezes desconhecidas ou fora do circuito tradicional. “O cinema não é ‘o’ cinema, mas ‘os’ cinemas. Ou seja, compostos por uma dinâmica povoada de olhares, práticas e ideias contrastantes. Assim, é necessário preservar e restaurar filmes, fazer pesquisa e crítica, programar obras e formar novos públicos. Tudo isso faz parte do ato de ‘fazer cinema’. No entanto, é preciso também reconhecer as distinções e hierarquias dentro dessa multiplicidade”, diz ele.
Homenagem a Bruna Linzmeyer
Em 2025, a Mostra homenageia a atriz Bruna Linzmeyer. Nascida em Santa Catarina, ela começou sua trajetória artística aos 16 anos, quando foi para São Paulo estudar teatro. Estreou na televisão em 2010, na série “Afinal, o que Querem as Mulheres?”, de Luiz Fernando Carvalho. Desde então, acumula papéis marcantes em novelas como “Gabriela” (2012), “Amor à Vida” (2013) e “Pantanal” (2022). A homenagem a Bruna Linzmeyer celebra não apenas a trajetória dela como atriz, mas, tal qual, o seu “engajamento com um cinema inventivo, poético e provocador”, como diz o material de divulgação da Mostra.
Além da presença de Bruna Linzmeyer, a Mostra vai promover um recorte de títulos com a atriz. Este será exibido ao longo do evento tanto no formato presencial quanto na plataforma online. Dentre os títulos, está, por exemplo, “O Vento Frio que a Chuva Traz”, de Neville d’Almeida. Do mesmo modo, “Baby” (2024), de Marcelo Caetano; e “Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui” (2021), Eri Sarmet. E, ainda, “Se Eu to Aqui é por Mistério” (2024), de Clari Ribeiro; e “Alfazema” (2019), de Sabrina Fidalgo.
Serviço
28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Quando. De 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial.
Quanto. Toda a programação é gratuita.
Mais informações www.mostratiradentes.com.br