A nova edição da mostra entra em cena com a temática “Viver com Dignidade é Direito Humano”
Equipe Culturadoria
A partir de 26 de novembro, a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em Belo Horizonte em três espaços. São eles: o Centro de Referência das Juventudes, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e a Casa de Cinema da Faculdade de Educação – UFMG. O tema deste ano é “Viver com
Dignidade é Direito Humano”. O objetivo é ressaltar a importância da dignidade humana para
assegurar a qualidade de vida e liberdade para todas as pessoas.
Homenagem
Nesta edição, a Mostra homenageia a montadora Cristina Amaral. Premiada em festivais como Brasília e Gramado, Cristina é uma referência tanto para profissionais do audiovisual quanto para as novas gerações de cineastas. Sua atuação em documentários como Quilombo Rio dos Macacos e Teatro Experimental do Negro evidencia seu compromisso com os direitos humanos e com a luta contra as desigualdades. Em Minas Gerais, a produção da Mostra Cinema e Direitos Humanos, está há 11 anos a cargo da produtora Pimenta Filmes.
Abertura
A abertura da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos será no Centro de Referência das Juventudes, às 17 horas. Na abertura, haverá o projeto ‘Mesa de Thereza’, trabalho de artes plásticas de Thereza Portes, político e inclusivo. E, ainda, apresentações da atriz e cantora Eda Costa, que encena um trecho da peça ‘Memórias de Bitita’, baseada no livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. Tal qual, Anderson Tikuna, ator e cantor indígena, faz uma apresentação de canto. Às 19 horas, haverá a sessão de abertura com falas institucionais. Do mesmo modo, a exibição de quatro curtas em homenagem a Cristina Amaral, que serão comentados em um debate.
Programação
A programação fílmica é composta por 8 sessões com curtas e longas metragens sobre a homenageada, uma sessão infantil, e filmes selecionados através de chamada aberta pública que contemplaram produções de todas as regiões do país. Todas as sessões serão seguidas de debate. Todas as exibições são gratuitas e acessíveis ao público, incluindo legenda descritiva e janelas de LIBRAS. As obras
selecionadas refletem questões atuais e essenciais, abordando temas como igualdade, justiça social e o respeito à diversidade.
Serviço
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Quando. De 26 a 29 de novembro de 2024, das 08h às 21h
Onde.
Auditório do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) – Rua Guaicurus, 50, Praça da
Estação, Centro
Teatro José Aparecido – Biblioteca Pública Estadual – Praça da Liberdade, 21, Savassi
Casa de Cinema – Faculdade de Educação (UFMG) – Av. Pres. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha
Quanto. Gratuito
Programação completa disponível no site do evento