Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Mônica Salmaso é a convidada de “Uma Voz, Um Instrumento”

Gostou? Compartilhe!

A cantora Mônica Salmaso se apresenta nesta sexta-feira, dia 17 de maio, no palco do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Após a vitoriosa turnê “Que Tal um Samba?”, na qual participou como convidada de ninguém menos que Chico Buarque, a paulistana Mônica Salmaso previsivelmente ampliou ainda mais o público – que, vale dizer, já era composto por um séquito de admiradores fiéis. Na verdade, precedendo a turnê com Chico Buarque, a cantora tinha se transformado em uma espécie de alento para quem estava isolado em casa, por conta da pandemia da Covid-19. Foi quando ela desenvolveu uma série de lives que, sem exagero, entraram para a história, tais como as de Teresa Cristina. Com o nome de Ô de casas, as lives de Mônica contaram com a participação de vários convidados.

Agora, ela chega a BH para nova apresentação, desta vez, dentro do projeto “Uma Voz, Um Instrumento”. Assim, nesta sexta-feira, 17, Mônica faz o show “Alma Lírica” no Centro Cultural Unimed-BH Minas. A cantora estará acompanhada por Nelson Ayres (piano) e Teco Cardoso (sopros). A má notícia: os ingressos estão esgotados. Mas leia, ao final desta matéria, as próximas atrações de “Uma Voz, Um Instrumento”, para ficar ligado.

A cantora paulistana Mônica Salmaso volta a mostrar o poderio vocal em BH (Dani Gurgel/Divulgação)
A cantora paulistana Mônica Salmaso volta a mostrar o poderio vocal em BH (Dani Gurgel/Divulgação)

A artista

Na estrada há mais de duas décadas, Mônica Salmaso, hoje com 53 anos, já havia dedicado um disco à obra de Chico Buarque. Trata-se do álbum “Noites de gala, samba na rua”, que gerou, ainda, um registro ao vivo. Rara unanimidade nacional, Mônica estreou carreira visitando os afro-sambas de Baden Powell e de Vinícius de Moraes.

Tal qual, fez songbooks de Paulo Cesar Pinheiro, Guinga e Dori Caymmi. Do mesmo modo, gravou discos aclamados. como “Voadeira” e “Iaiá”. E mergulhou no universo musical do Brasil profundo no disco “Caipira”. Com 13 discos lançados e três DVDs, Mônica Salmaso cultiva um repertório fiel à música que nela habita.

“Alma Lírica Brasileira”

Trabalho iniciado em 2009, o encontro musical de Mônica Salmaso com o pianista Nelson Ayres e o flautista e saxofonista Teco Cardoso foi gravado no CD chamado “Alma Lírica Brasileira”. Já em 2013, registrado em DVD pelas mãos do diretor e fotógrafo Walter Carvalho. O trabalho também se abriu para homenagens a compositores diversos, como Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi.

E segue em cartaz ao somar o canto e percussão de Mônica, a formação jazzística e erudita de Nelson Ayres e Teco Cardoso e a curiosidade do trio pela música brasileira em geral. O repertório reúne obras de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, sambas “escondidos” e composições autorais.

O projeto

Criado em 2016 pelo gestor cultural e diretor artístico Pedrinho Alves Madeira, o projeto “Uma Voz, Um Instrumento” é sempre realizado em parceria com o Minas Tênis Clube. A proposta da iniciativa, que agora convoca Mônica Salmaso, é apresentar shows no formato acústico. Ou seja, com o artista solo ou tendo, no máximo, dois músicos como parceiros de palco. O recorte principal é apresentar a MPB através de nomes de variadas gerações e propostas musicais. 

No projeto, já se apresentaram: Angela Maria, Angela Ro Ro, Alice Caymmi, Ana Cañas, Arrigo Barnabé, Ed Motta, Fafá de Belém, João Donato, Teresa Cristina, Zezé Motta, Zélia Duncan, Zizi Possi, entre outros. Agora, é a vez de Mônica Salmaso.

Programação – 2024

17 de maio (sexta-feira) –  21h – Mônica Salmaso

30 de junho (domingo) –  19h – Xênia França

18 de julho (quinta-feira) – 21h – Chico Lobo & Jaime Alem

Serviço

Uma Voz, Um Instrumento – Mônica Salmaso – Alma Lírica Brasileira

Quando. Nesta sexta-feira, 17 de maio, às 21h.

Onde. Centro Cultural Unimed – BH Minas (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes)

Ingressos: R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia – entrada) – Lembrando que já estão esgotados.

Bilheterias do teatro e no site sympla.com.br

Classificação: Livre

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]