fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Momentos marcantes fora das telas de Tiradentes

Mostra de Cinema de Tiradenters exibiu 108 filmes entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2019

Por Carol Braga

26/01/2019 às 19:37

Publicidade - Portal UAI
Leo Lara/Universo Produção

Além dos encontros entre público e realizadores, a Mostra de Tiradentes sempre badala a cidade para além daquilo que é exibido nas telas ou nos debates promovidos no Centro Cultural Yves Alves. Destacamos alguns momentos marcantes da 22a edição do festival.

 

Identidade visual

A identidade visual da Mostra de Cinema de Tiradentes é sempre bonita mas em 2019, além de manter a qualidade estética, se mostrou contundentemente política. Há 12 anos o trabalho é assinado por Leo Gomes da Mood. A criação começa seis meses antes da Mostra. Frases como “O cinema bate à sua porta. Deixe entrar”, “No cinema o debate é aberto”, “Diversidade de ideais e propostas”, entre outras.

 

Eu preciso dizer que te amo

Nos dias em que Ariel Nobre esteve em Tiradentes a frase ‘Eu preciso dizer que te amo’ apareceu em todo canto. Sempre na pele, como tatuagem, e com a letra quase milimetricamente igual. Esse é o nome do curta que ele apresentou no Cine Praça e a intervenção que o próprio fez no corpo de quem quis. Uma linda dose de poesia que ultrapassou a tela.

 

Jackson Romanelli/Universo Produção

 

Quebramar e a música

As protagonistas do curta Quebramar, dirigido por Cris Lyra, também fizeram sucesso com seus projetos musicais. Ou seja, as bandas Manacá me viu pequeno e Obinrin Trio. As meninas, na faixa etária dos 20 anos, movimentaram uma programação off no bar Cultivo. Elas fazem uma música indie, autoral, de uma delicadeza tocante.

 

Jout Jout

Jout Jout chegou de surpresa à Tiradentes. Veio representar Caio Franco, ex-namorado e parceiro de trabalho no badalado canal do YouTube. Ele estreou no cinema com o curta Antes de Ontem. Caio não pode vir pois aguarda o nascimento do primeiro filho. Os fãs da youtuber gostaram da presença dela. A moça, por sua vez, de um show de paciência. Ao fim da sessão atendeu mais de cem fãs. Obviamente todos queriam uma selfie. Ela já está craque nisso!

 

A equipe do Culturadoria viajou a convite da Mostra de Tiradentes.

 

Continua após a publicidade...

photo

Culturadoria com as dicas para o seu fim de semana: 07 de Junho

Junho não somente é o mês das festas juninas.  Dessa maneira, este segundo fim de semana está repleto de opções incríveis em BH. Em primeiro lugar, Alcione estará por aqui com seu show “Eu sou a marrom”. Em segundo lugar, o teatro tem atrações imperdíveis. Só para exemplificar, tem a peça “Outros”, do Grupo Galpão. […]

LEIA MAIS
photo

Mulher-Maravilha para quem não é nerd ou geek

Sabe aquele tipo de gente que fica na dúvida se a Mulher-Maravilha é da Marvel ou da DC Comics? Para quem isso, no fundo, tanto faz? Pois é, sou eu. Todas as relações que já estabeleci com qualquer super-herói foram pelo cinema. Gosto de todos: Batman é o preferido – claro que o do filme de […]

LEIA MAIS
photo

Atriz Bárbara Luz segue o caminho dos pais em estreia no cinema

Em uma das primeiras cenas de Unicórnio, filme de Eduardo Nunes baseado na literatura de Hilda Hilst, a atriz Bárbara Luz aparece em plano fechado. Não há texto. Apenas um olhar vago que diz muito sobre aquela garota. Em um breve instante já é possível perceber a ótima relação entre a atriz e a câmera. […]

LEIA MAIS