Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Momentos marcantes fora das telas de Tiradentes

Mostra de Cinema de Tiradenters exibiu 108 filmes entre os dias 18 e 26 de janeiro de 2019

Por Carol Braga

26/01/2019 às 19:37

Publicidade - Portal UAI
Leo Lara/Universo Produção

Além dos encontros entre público e realizadores, a Mostra de Tiradentes sempre badala a cidade para além daquilo que é exibido nas telas ou nos debates promovidos no Centro Cultural Yves Alves. Destacamos alguns momentos marcantes da 22a edição do festival.

 

Identidade visual

A identidade visual da Mostra de Cinema de Tiradentes é sempre bonita mas em 2019, além de manter a qualidade estética, se mostrou contundentemente política. Há 12 anos o trabalho é assinado por Leo Gomes da Mood. A criação começa seis meses antes da Mostra. Frases como “O cinema bate à sua porta. Deixe entrar”, “No cinema o debate é aberto”, “Diversidade de ideais e propostas”, entre outras.

 

Eu preciso dizer que te amo

Nos dias em que Ariel Nobre esteve em Tiradentes a frase ‘Eu preciso dizer que te amo’ apareceu em todo canto. Sempre na pele, como tatuagem, e com a letra quase milimetricamente igual. Esse é o nome do curta que ele apresentou no Cine Praça e a intervenção que o próprio fez no corpo de quem quis. Uma linda dose de poesia que ultrapassou a tela.

 

Jackson Romanelli/Universo Produção

 

Quebramar e a música

As protagonistas do curta Quebramar, dirigido por Cris Lyra, também fizeram sucesso com seus projetos musicais. Ou seja, as bandas Manacá me viu pequeno e Obinrin Trio. As meninas, na faixa etária dos 20 anos, movimentaram uma programação off no bar Cultivo. Elas fazem uma música indie, autoral, de uma delicadeza tocante.

 

Jout Jout

Jout Jout chegou de surpresa à Tiradentes. Veio representar Caio Franco, ex-namorado e parceiro de trabalho no badalado canal do YouTube. Ele estreou no cinema com o curta Antes de Ontem. Caio não pode vir pois aguarda o nascimento do primeiro filho. Os fãs da youtuber gostaram da presença dela. A moça, por sua vez, de um show de paciência. Ao fim da sessão atendeu mais de cem fãs. Obviamente todos queriam uma selfie. Ela já está craque nisso!

 

A equipe do Culturadoria viajou a convite da Mostra de Tiradentes.

 

Continua após a publicidade...

photo

‘O cidadão ilustre’ revela a fina ironia dos argentinos sobre o culto às celebridades

A ironia dos argentinos me encanta. Por isso, foi um prazer ver O cidadão ilustre, filme distribuído pela Cineart Filmes em cartaz no Brasil. A produção dirigida em parceria por Gastón Duprat e Mariano Cohn foi a enviada pelo país à disputa do Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Ainda que discretamente, podemos fazer […]

LEIA MAIS
photo

Cinco pontos sobre Roma, filme de Alfoso Cuarón

Quando penso no nome de Alfonso Cuarón, algumas referências são quase que automáticas para mim. Uma delas, é a cena do personagem de George Clooney em Gravidade, literalmente perdido no espaço. Tem um silêncio naquela cena que dá uma agonia. Esse talento que o diretor mexicano tem em passar sensações aparece de maneiras muito distintas […]

LEIA MAIS
photo

Pérolas no Mar: o poético cinema contemporâneo da China

Jianqing (Boran Jing) é um jovem do interior da China que sonha em se dar bem no mercado de videogames de Pequim. É um rapaz romântico. Xiaoxiao (Dongyu Zhou) também é uma garota de uma cidade pequena. Procura ser alguém na vida no competitivo mercado da capital. Não é tão ambiciosa. É uma moça que […]

LEIA MAIS