Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Crivo Editorial lança Estante Mineira, plataforma inédita de literatura

Gostou? Compartilhe!

Estante Mineira visa potencializar a literatura de autores de Minas, e já reúne mais de 400 livros de 31 editoras do Estado

Uma novidade para movimentar a cena literária mineira. Com o objetivo de reunir e representar editoras independentes de Minas Gerais, a plataforma Estante Mineira, idealizada pela Crivo Editorial, entra em cena como uma loja virtual imbuída de uma louvável meta. Promover o acesso fácil, por parte do público leitor, a parte significativa da produção literária independente do estado. A cereja do bolo é que a iniciativa já conta com a adesão de 31 editoras, oferecendo, assim, mais de 400 títulos. O lançamento oficial da plataforma acontece nesta quinta-feira, 16 de maio, às 15h30, na Biblioteca Luís de Bessa – Praça da Liberdade. 

De acordo com Lucas Maroca, editor-chefe da Crivo Editorial, nos bastidores do mercado já há algum tempo se discutia a ideia. Ou seja, uma plataforma para as editoras mineiras poderem expor, vender e distribuir as obras que chancelam. Em um espectro mais amplo, o pensamento é que, juntas, na Estante Mineira, terão um potencial maior para vencer desafios comuns às rotinas e, tal qual, ganharem visibilidade.

Lucas Maroca, publisher da Crivo Editorial e nome por trás da ideia da Estante Mineira (Agência Unick360/Divulgação)
Lucas Maroca, publisher da Crivo Editorial e nome por trás da ideia da Estante Mineira (Age?ncia Unick360/Divulgação)

Embrião

Lucas Maroca lembra que, no ano passado, a Crivo Editorial montou um estande de venda em uma feira literária e, desse modo, promoveu, por lá, uma exposição coletiva de editoras. “Na ocasião, este fato reacendeu o desejo de avançar no plano de distribuir de forma coletiva as obras. Ou seja, criar uma loja integrando os catálogos do que é editado de forma independente em BH e Minas Gerais”, explica. Nascia, assim, o projeto Estante Mineira. Sendo assim, uma loja conceito, inicialmente virtual, que possibilita o acesso à diversidade de parte significativa da produção literária mineira.

Na plataforma, cada editora tem o próprio espaço para divulgar o que é produzido, com catálogo e identidade muito próprias. “Desse modo, a Estante Mineira quer suprir a necessidade das editoras de ter um local próprio para apresentar seus trabalhos e publicações. Ao mesmo tempo, quer ser uma alternativa para que as obras possam ser distribuídas no território mineiro e nacional. Ou seja, unindo forças e apresentando-se como um coletivo, maior, se fazendo mais notável e potente”, afirma Maroca.

Como funciona

O interessado vai acessar o link e, em seguida, selecionar a editora que tem em vista. Ou, ainda, fazer uma busca pelo título no qual está interessado. Depois, faz o cadastro na plataforma para, assim, finalizar a aquisição. Em seguida, a nota fiscal é emitida e enviada por e-mail (com código de rastreio, nos dados adicionais). Assim, num prazo de 24 horas o livro é postado para qualquer cidade do Brasil.

Às editoras mineiras interessadas em integrar a plataforma, Lucas Maroca diz que basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] . 

Editoras já participantes

Alecrim Edições; Aletria;Calamares; Cas´a Edições; Catapoesia Cartonera; Chão da Feira; Conceito Editorial; Cora; Crivo Editorial; Curva; Editora Luas; Eis; Fino Traço; Francesinha; Impressões de Minas; Javali; Letramento; Literíssima;; Macondo; Mascote; Mazza; MRN; Nandyala; Phonte88; Polvilho Edições; Portal; Quintal; Quixote+Do; Relicário; Sempre Viva; SQN Biblioteca.

Crivo Editorial

A Crivo atua no mercado desde 2012. Aborda temas no campo social, político e humano. Atualmente, conta com mais de 200 títulos publicados.

Serviço

Estante Mineira – Evento de lançamento

Quando. Nesta quinta-feira, 16 de maio de 2024, das 15h30 às 17h30

Onde. Biblioteca Estadual Luís de Bessa (Praça da Liberdade, 21).

Informações no site www.crivoeditorial.com.br ou @crivoeditorial

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]