O diplomata Paulo Miranda vai analisar a obra e a biografia do jornalista, escritor e desenhista Millôr Fernandes
Acontece nesta terça-feira, dia 18 de abril, às 11h, com transmissão pelo canal do YouTube da Academia Mineira de Letras (AML), a palestra “Minerando Millôr, Miranda?”. A iniciativa se debruça sobre a obra do jornalista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e desenhista carioca.
Nela, o escritor e diplomata Paulo Miranda propõe um mergulho na obra e na biografia de Millôr Fernandes (1923-2012), que, vale dizer, completaria cem anos em 2023 (precisamente, em agosto).
Trajetória
Milton Viola Fernandes, o Millôr Fernandes, foi um artista múltiplo das palavras, do desenho e da dramaturgia. O humor e a ironia sempre foram elementos presentes em sua obra.
Ao longo de sua trajetória, documentou e satirizou diversos episódios da história política do país. Conquistou notoriedade por sua passagem em publicações como “Veja”, “O Pasquim” e no “Jornal do Brasil”.
“Mordacidade da ironia”
Paulo Miranda lembra que desde a infância vem sendo despertado pelo trabalho e obra de Millôr Fernandes. “Tentando entender como um desenhista, a meu ver tão pouco expressivo, podia ocupar páginas e páginas de revistas e jornais de tão larga circulação”.
E prossegue: “Mas se do desenho ainda desdenho, é no melhor entendimento da profundidade e do alcance de seus ditos, diálogos e simbologias que me empenho”.
O diplomata conclui: “Seja pela busca da síntese, seja pela mordacidade da ironia, sinto-me mais afinado com Millôr Fernandes do que afiado com Machado (de Assis)”.
Sobre o palestrante
Nascido em Pitangui, Paulo Miranda é graduado pela UFMG com Licenciaturas em Letras (Inglês) e em Geografia. Também lecionou inglês e francês.
Entre textos publicados, destaca-se obra na coletânea “Tertúlias Quixotescas” (2020), junto a Olavo Romano, Octávio Elísio e outros.
Serviço
Palestra online “Minerando Millôr, Miranda?”, com Paulo Miranda
Nesta terça, 18 de abril, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras