Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Memorial Vale recebe inscrições para projeto Novos Pesquisadores até 30 de junho

Dentro da programação de junho do Memorial, o projeto recebe trabalhos acadêmicos para serem expostos e discutidos dentro do museu
Por Jaiane Souza
novos pesquisadores
Fachada do Memorial Vale. Foto: Izabel Chumbinho / IephaMG

Até o dia 30 de junho, o Memorial Vale recebe inscrições para o projeto Novos Pesquisadores. O objetivo é levar para a exposição e debate no espaço do museu os trabalhos de pesquisa científica realizados nas universidades e estabelecer um diálogo com o público. Dessa forma, podem participar da convocatória da terceira edição os pesquisadores que defenderam, a partir de 2016, teses ou dissertações nas áreas de História, Ciências Sociais, Educação, Antropologia (Etnografia e Arqueologia), Letras, Filosofia, Geografia, Museologia, Artes, Arquitetura e Turismo. Entretanto, os conteúdos devem dialogar com o acervo e a expografia do Memorial Minas Gerais Vale e/ou com os percursos temáticos propostos pela equipe do Educativo. 

Além disso, outro pré-requisito é que os proponentes residam em Minas Gerais. A seleção vai ser feita pela equipe do Educativo com curadoria de Raul Lanari. Ele é doutor em História pela UFMG e professor do curso de Especialização em Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural da PUC Minas. As três propostas selecionadas recebem R$ 7 mil cada. Por fim, a exposição ocorre em ambiente virtual. 

Acesse aqui o edital e aqui o formulário de inscrição.

Programação de junho

Além da convocatória para o Novos Pesquisadores, o Memorial Vale tem programação extensa mensalmente. Sendo assim, em junho, entre os destaques está o grupo Maria Cutia apresentando o documentário O fim, o meio e o início. A apresentação ocorre em 17 de junho, às 19h30. O trabalho traz velhos astros do espetáculo Concerto em Ré para relembrar os dias de sucesso e fama com a banda fictícia Maracutaia. 

Por outro lado, no dia 27, as Chorosas resgatam o universo tradicional do choro, unindo música moderna com a essência do ritmo tipicamente brasileiro. O grupo é composto por Chris Cordeiro no Cavaquinho, Mariana Martins no violão, Priscila Norberto na flauta e Marina Gomes no pandeiro.

A programação completa do Memorial Vale você encontra no site junto com mais informações.

novos pesquisadores
Chororosa. Foto: Felipe Ivanicska / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!