fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Dica de Comunicação: você tem medo de se expor nas redes sociais?

Por Fernanda Peixoto *

23/07/2020 às 18:23 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Crédito: banco de imagens Canva

Assim como a cultura, a comunicação faz parte do DNA do Culturadoria. Antes, porém, deixávamos isso mais para os bastidores. Passado. Agora decidimos compartilhar com você algumas reflexões e dicas dessa área também. Sendo assim, vamos falar hoje um pouco mais sobre marketing nas redes sociais e sobre você? 

Uma das dicas mais comuns dentre os perfis que falam de marketing é que você deve marcar presença nas redes sociais do seu negócio. Com certeza, você já leu também que essa estratégia é positiva para criar uma relação com seu cliente/público, serve para humanizar a empresa e ainda fortalecer a marca. 

Mas o fato é que nem todas as pessoas nascem com essa facilidade e familiaridade em se expor dessa forma. Temos vergonha de sermos hostilizados ou ridicularizados, principalmente, por amigos e família. Super compreensível. Por isso, separamos aqui as ferramentas que usamos para gente deixar o medo de lado e mandar ver nessa empreitada! 

Inspiração

Então, vamos lá para a primeira coisa que indicamos você a fazer: conhecer Brené Brown. Brené é pesquisadora e há anos estuda vulnerabilidade, vergonha e coragem. Professora na Universidade de Houston, ela analisa em como se abrir para vulnerabilidade é um comprometimento, um passo para ter uma vida realmente vivida. Convidada para a primeira edição do TEDx em Houston, ela preparou a palestra, como ela mesmo contou, de forma diferente do que sempre fazia. São 20 minutos de inspiração, para te dar aquele empurrãozinho para se expor nas redes sociais.

 

 

Depois que o vídeo foi para a plataforma do TED, o nome da Brené foi parar nas manchetes de jornais do mundo afora. Assim, uns anos depois, após lançar o livro “A coragem de ser imperfeito” (que você deve ler inclusive), a Netflix gravou outro talk dela, que você pode conferir aqui na plataforma. Já diria Brené: “A coragem começa em nos mostrarmos e nos deixarmos ser vistos”. 

Dicas

Reuniu a inspiração que precisava? Então, aqui vão algumas dicas para você seguir em frente e produzir conteúdo para as redes sociais:

  1. Use a técnica da fotografia ao seu favor. Escolha um ambiente iluminado e tente gravar ou tirar a foto de manhã. A luz natural favorece e muito a fotografia. 
  2. A gente sempre tem aquela maquiagem, forma de arrumar o cabelo e roupa, que fazem a gente se sentir melhor. Por isso, no início, se ainda não estiver se sentindo segura, se arrume da forma que se sente mais linda. Se a gente se sente bem, é muito mais fácil de acostumar ao processo.
  3. Não analise muito, se o conteúdo estiver bom, poste. Beleza física não constrói valor, o que você tem a dizer, sim.
  4. Procure amigos ou familiares que confia, mostre a eles o vídeo/foto, se você não conseguiu definir se está bom. Se preocupe com a opinião de quem importa, de quem quer seu bem e quer ver você prosperar.
  5. Tudo é hábito. E hábito requer disciplina: quanto mais você posta, mais despreocupada você fica. 

Não desista depois tentar. Afinal, se hoje você não conseguiu desapegar, pode conseguir amanhã. E se precisar de um ombro amigo e até uma ajuda no que você quiser postar, mande uma mensagem pra gente! Combinado?

photo

Por que as lives da Teresa Cristina viraram sensação no Instagram?

Tem todo dia. Na badalada das 22h. Teresa Cristina começa seu encontro diário com o público no Instagram com um sorrisão no rosto. Um batom vermelho que salta. Espreme o olho para enxergar melhor quem vai chegando. Apresenta o tema, chama o pianista Jonathan Ferr para o tradicional solo e está dada a largada para […]

LEIA MAIS
photo

Reels: entenda a ferramenta do Instagram e de que forma pode ajudar você

Você já deve ter ouvido falar de um aplicativo que virou febre entre a geração Z: o TikTok. Pois é, o app chinês veio com tudo para o Brasil e ganhou muitos adeptos, principalmente, durante a quarentena. Eis que o esperto Mark Zuckerberg lançou o Reels, ferramenta dentro do Instagram e que nada mais é […]

LEIA MAIS