Candidatos ao projeto de fomento proposto pela Maldita Cia. têm até o dia 28 deste mês de abril para fazer a inscrição
Estão abertas as inscrições para a edição de 2024 do Cena 3×4, projeto de fomento à pesquisa e criação cênica criado pela Maldita Cia. de Investigação Teatral. Assim, o chamamento é voltado a coletivos de todas as vertentes das artes cênicas, interessados em investigar a dimensão coletiva da criação. A iniciativa culminará na realização de quatro trabalhos de dramaturgia. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online, de 5 a 28 de abril, no site da Maldita Cia. Do mesmo modo, as condições para participação e critérios de seleção estão nele listadas.
Amaury Borges, co-fundador da Maldita Cia, diz que a retomada do projeto se faz pertinente diante da constatação de que muitos agrupamentos existentes em BH se esfacelaram nos últimos anos. “Alguns perderam as sedes, bem como muitos se extinguiram, mas, sobretudo, percebo que perdemos muitos vínculos de trocas. No entanto, graças à vitalidade das artes, a roda gira e, desse modo, novas sementes coletivas emergem. Assim, nesse pós tudo ou quase tudo, a importância da retomada do projeto”.
Proposta
Em 2024, podem se inscrever grupos em qualquer linguagem das artes cênicas – ou seja, compreendendo teatro, dança, circo e performances, bem como as mais diversas linguagens híbridas. Desse modo, a proposta do projeto da Maldita é fazer com que quatro coletivos compartilhem experiências e saberes sobre processos de criação colaborativos e compartilhados.
Assim, tomando as funções da atuação, dramaturgia e direção como base para a criação, agregando, nesta edição, a função de produção ao núcleo criador. Para o processo, a Maldita Cia. elencou artistas-provocadores em cada função. Assim, Anderson Feliciano, na dramaturgia; Lenine Martins, atuação; para direção, Amaury Borges, e Sinara Telles na produção.
Seleção
A iniciativa vai selecionar três coletivos teatrais de Belo Horizonte e região metropolitana. Vale dizer que a Maldita Cia é propositora e também participante, enquanto o quarto coletivo em processo de criação-formação. Cada grupo vai criar um trabalho de dramaturgia inédita e de autoria coletiva, e, assim, apresentá-lo em temporada de dois dias.
Os grupos serão escolhidos através de chamamento aberto, no qual estarão definidos os princípios e condições de participação. Cada coletivo selecionado receberá uma verba de R$ 25 mil, para viabilizar a participação no projeto e a produção dos trabalhos.
Sabadão com convidados
O público, por sua vez, poderá fruir a presença de pensadores do teatro contemporâneo, que virão a Belo Horizonte ao longo do ano, em parceria com o projeto Sabadão, do Galpão Cine Horto. O primeiro acontece no dia 20 de abril, às 10h. Com o tema “Se juntar o bicho corre: memória 3×4”, Ricardo Carvalho de Figueiredo e Chico Pelúcio versam memórias sobre o Cena 3×4 e a contribuição da iniciativa para o fortalecimento das linguagens de grupos e de trabalhos de autoria coletiva.
Já no dia 25 de maio, a partir das 10h, a convidada é a teórica e performer Eleonora Fabião. Em julho, está previsto mais um Sabadão – 3×4, mas o convidado ainda não foi definido.
Histórico
Criado em 2002, o Cena 3×4 foi realizado ininterruptamente até 2006, graças à parceria entre Maldita Cia. de Investigação Teatral e o Galpão Cine Horto. A partir de 2006, a Maldita Cia. ministrou oficinas sobre processos de criação colaborativos e experimentou princípios de colaboração em seus trabalhos. Em 2023, iniciou-se o movimento de retomada do projeto, através da ação “ofiCena 3×4”. Trata-se de uma oficina sobre criação teatral colaborativa, conduzida para grupos de três cidades de Minas Gerais.
Serviço
Inscrições para o chamamento Cena 3×4 2024
Quando. Até 28 de abril, através de formulário online no site da Maldita Cia
Informações pelo e-mail [email protected]
O Cena 3×4 2024 tem fomento da Funarte através do “Programa Funarte de Ações Continuadas 2023”.