Por Jaiane Souza *
19/02/2021 às 17:55 | *Colaborador
O afro pop mineiro, mesclando beats e um “blues sensual convidativo”, dita o ritmo do mais recente trabalho da artista Maíra Baldaia. A cantautora, em uma releitura da canção Poente, inaugura a terceira temporada da websérie Amora Sessions que, semanalmente, traz artistas independentes para tocarem suas músicas no YouTube. A música integra o disco POENTE e outras paisagens (2016), e a apresentação é acompanhada pelas musicistas Débora Costa e Verônica Zanella. Ambas dividem a direção musical com Maíra Baldaia. Além disso, assinam a produção musical.
O vídeo foi gravado no Muquifu, Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas, espaço importante para o cenário da arte e cultura em Belo Horizonte. Inclusive, você pode conferir os bastidores da gravação aqui e conhecer mais sobre a história do espaço.
Desde 2020, Maíra Baldaia vem em uma sequência de lançamentos mostrando versatilidade. Em dezembro, compartilhou no seu canal do YouTube quatro videoclipes em um mês. Eles apresentam a pesquisa sobre o afro pop mineiro que a artista vem desenvolvendo. Os vídeos são das faixas Só por um instante Remix-se, Negra rima Remix-se (participação de Laura Sette), Pororoca Remix-se e o single Tempoiô. A pesquisa sobre o afro pop mineiro também vai estar presente no próximo álbum da artista.
Maíra Baldaia além de cantautora, é atriz, modelo comercial e diretora de comunicação. Além disso, a grande força do seu trabalho criativo é composta pela enunciação feminina e negra mesclada com ritmos e beats dançantes. Em resumo, o objetivo é trazer ancestralidade e performance contemporânea.
Confira aqui o vídeo de Poente na Amora Sessions e aqui os trabalhos lançados em dezembro do EP Remix-se. O trabalho também está disponível nas plataformas de streaming.
Foto: Lu Diniz / Divulgação
Até o dia 7 de março, criadores e pesquisadores da dança, teatro e performance têm um encontro marcado na primeira edição do Circuito de Festivais BH. O evento é fruto de uma parceria de três festivais da área. São eles BH in Solos, Curta Dança e Rede Sola de Dança. A programação gratuita inclui trabalhos […]
Toninho Gerais, Fabinho do Terreiro, Gisele Couto, Cinara Ribeiro e Bruno Cupertino são os feras do samba de BH que vão participar da segunda edição online do Samba de Noel. Será neste sábado, 20 de fevereiro, a partir das 18h. O projeto criado pelo percussionista Robson Batata comemora 12 anos com uma “carnalive”. É o […]
Eis um filme da temporada de prêmios que se tivesse sido lançado – e visto – no cinema teria feito diferença. Em Relatos do Mundo, o diretor Paul Greengrass capta a imensidão do deserto de um modo que, do lado de cá da tela, conseguimos imaginar o calor, a poeira e o tempo que o […]