O afro pop mineiro, mesclando beats e um “blues sensual convidativo”, dita o ritmo do mais recente trabalho da artista Maíra Baldaia. A cantautora, em uma releitura da canção Poente, inaugura a terceira temporada da websérie Amora Sessions que, semanalmente, traz artistas independentes para tocarem suas músicas no YouTube. A música integra o disco POENTE e outras paisagens (2016), e a apresentação é acompanhada pelas musicistas Débora Costa e Verônica Zanella. Ambas dividem a direção musical com Maíra Baldaia. Além disso, assinam a produção musical.
O vídeo foi gravado no Muquifu, Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas, espaço importante para o cenário da arte e cultura em Belo Horizonte. Inclusive, você pode conferir os bastidores da gravação aqui e conhecer mais sobre a história do espaço.
Últimos lançamentos
Desde 2020, Maíra Baldaia vem em uma sequência de lançamentos mostrando versatilidade. Em dezembro, compartilhou no seu canal do YouTube quatro videoclipes em um mês. Eles apresentam a pesquisa sobre o afro pop mineiro que a artista vem desenvolvendo. Os vídeos são das faixas Só por um instante Remix-se, Negra rima Remix-se (participação de Laura Sette), Pororoca Remix-se e o single Tempoiô. A pesquisa sobre o afro pop mineiro também vai estar presente no próximo álbum da artista.
Maíra Baldaia além de cantautora, é atriz, modelo comercial e diretora de comunicação. Além disso, a grande força do seu trabalho criativo é composta pela enunciação feminina e negra mesclada com ritmos e beats dançantes. Em resumo, o objetivo é trazer ancestralidade e performance contemporânea.
Confira aqui o vídeo de Poente na Amora Sessions e aqui os trabalhos lançados em dezembro do EP Remix-se. O trabalho também está disponível nas plataformas de streaming.