Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cia. Luna Lunera comemora 20 anos com programação online especial

De agosto a outubro, o público confere uma programação diversificada com lives, bate-papos ao vivo, leitura dramática, mostra de espetáculos e lançamento de livro e curta-metragem inédito
luna lunera
Cia. Luna Llunera. Foto: Raquel Carneiro / Divulgação

A Companhia Luna Lunera é conhecida nacionalmente por sucessos como Aqueles Dois (2007) e Prazer (2012). E já são vinte anos de histórias, oito espetáculos, turnês, circuitos internacionais e intenção dedicação à investigação de linguagens com compartilhamento de processos criativos e formação de novas gerações de artistas. Mesmo em meio à pandemia, o grupo não vai deixar de comemorar as duas décadas de trajetória. Dessa forma, realiza online a Mostra Luna Lunera 20 anos. Ela ocorre de agosto a outubro com uma vasta programação. Além de disponibilizar espetáculos tem novidade: a leitura dramática da peça Aqueles Dois, o lançamento de um livro com dramaturgia de Urgente e um curta-metragem inédito, criado a partir de Nesta data querida

Para rememorar pontos importantes tanto afetivos como profissionais, integrantes do Luna Lunera participaram de uma live do Culturadoria, que está disponível no nosso canal do YouTube. São eles Cláudio Dias, Isabela Paes, Odilon Esteves, Marcelo Souza e Silva, Zé Walter Albinati e Cláudia Corrêa. Em um bate-papo saudoso e divertido, eles também deram mais detalhes de como foi pensar a mostra para comemorar os 20 anos.

Formato virtual

Na verdade, a mostra nasceu para comemorar os 18 anos da companhia Luna Lunera, mas a burocracia e a chegada da pandemia adiou os planos. “Queríamos muito que ela fosse presencial e chegou um momento em que ficou inevitável fazer essa mostra de maneira virtual. Começamos a tentar entender como poderíamos oferecer nossos trabalhos de forma online, porque são trabalhos difíceis, e em repertório atualmente são cinco espetáculos. E eles são de difícil adaptação, por causa do cenário que dialoga muito com a cena e a dramaturgia etc. Então, tivemos que fazer muito esse exercício de entender qual disponibilizaríamos. Foi um trabalho minucioso de tentar olhar para cada um dos espetáculos e entender como ele poderia ser ressignificado nesse cenário virtual”, explica o ator Cláudio Dias. 

Dessa forma, mesmo com a vontade da festa, do encontro, do toque e do olho no olho, a celebração vai ocorrer de forma online, mas plural. Além disso, vai prezar ainda pela experimentação de novos formatos proporcionados pelos meios digitais. 

Programação

A Mostra Luna Lunera 20 anos tem início no dia 7 de agosto e até o dia 14 tem transmissão de bate-papos ao vivo com mediação de integrantes da companhia. Nas conversas temas como o teatro de grupo e a permanência e inserção do teatro e da dança na cena política serão discutidos. No dia 19 de agosto, o público confere a leitura dramática de Aqueles Dois, que reúne nove atores que integraram o elenco do espetáculos em diferentes momentos desde a estreia, em 2007. O espetáculo inspirado no texto de mesmo nome de Caio Fernando Abreu passou por 25 estados brasileiros e 10 países. Já no dia 26 de agosto, o espetáculo é exibido seguido de bate-papo ao vivo sobre o processo de criação, turnês e curiosidades. Ele fica disponível por quatro dias, assim como os demais espetáculos da mostra. 

Nos meses seguintes tem mais espetáculo online e lançamento do livro Urgente, primeira publicação da companhia, realizada em parceria com a editora Javali.

Mais informações e a programação completa você encontra no Instagram da Cia. Luna Lunera. A transmissão será pelo YouTube.

Confira o bate-papo com os atores na íntegra.

luna lunera
Foto: Carlos Halk / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!