Neste sábado, o Espaço Comum Luiz Estrela recebe a comunidade para dar a largada à programação de uma década de existência
Em outubro próximo, o Espaço Comum Luiz Estrela, que surgiu como uma ocupação de caráter cultural e artístico, completa 10 anos. Logo, para celebrar uma década de história, os núcleos que compõem o coletivo lançam, deste mês de agosto até outubro, uma programação com várias atividades comemorativas. Assim, construída a muitas mãos, nasce a programação especial do Luiz Estrela. Detalhe: ela é aberta também para que as pessoas possam propor atividades e, desse modo, viver experiências juntos. Algumas ações já podem ser destacadas.
Caso do relançamento da Campanha de Financiamento Coletivo, que acontecerá neste sábado, dia 26, das 11h às 14h, durante um almoço aberto. O menu consiste em moqueca de banana da terra, arroz com fradinho e farofinha de coco. O evento vai contar com a participação de Léo Fonseca, que vai tocar um repertório selecionado de seus LPs.
Da mesma forma, a programação deste sábado contará, ainda, com uma série de outras atividades. Primeiramente, o lançamento da Loja Comum, sob direção de criação da artista e educadora Silvia Herval. O espaço vai contar com produtos como copo, ecobags, postais, camisetas com a logo dos dez anos do Espaço Comum Luiz Estrela e muito mais. A arte gráfica dessa edição foi construída colaborativamente, com a participação dos artistas visuais Lucas Matoso, Kenny Mendes, Alexandre Fonseca, Julia Bernardes e Mari Angelis. O resultado pode ser conferido nas mídias sociais do Estrela. Do mesmo modo, o coletivo aceita encomendas.
Cinema Grátis BH
Neste sábado, na programação do Luiz Estrela, haverá, ainda, o lançamento do site Cinema Grátis BH, idealizado pelo Núcleo Audiovisual do Cine Estrela. A iniciativa promove sessões abertas ao público e também em parceria com escolas públicas da cidade. Vale dizer que este projeto foi contemplado pelo Edital BH nas Telas 2020, do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Mais informações no site www.cinemagratisbh.com.br.
Feirinha Estelar
Uma das iniciativas mais queridas do Espaço Comum Luiz Estrela, a Feirinha Estelar terá nova edição no dia 9 de setembro. Ela é gerida pelos próprios feirantes. Desse modo, de forma horizontal e aberta. Atração que acontece no espaço desde 2014, a Feirinha é vista pelos integrantes dos núcleos do Luiz Estrela como um espaço de responsabilidade social e financeira. É composta por um grupo de artesãos de áreas variadas, que, assim, expõem seus produtos. Também inclui atividades culturais e formativas, oferecidas gratuitamente.
Festival Primavera
Já de 23 de setembro a 26 de outubro, acontecerá, no Espaço Comum Luiz Estrela, o Festival Primavera, com atividades aos sábados e domingos. Entre elas, exposição, instalação, performance, lançamento de zines e produção de mudas de mogno. Em breve, acontecerá, também, uma convocatória para a comunidade e a cidade. A ideia é que a comunidade proponha atividades, somando, assim, forças à programação.
História
O cenário da ocupação do casarão tem seu marco inicial localizado no ano de 2013, quando, de forma autônoma e voluntária, um grupo de artistas e ativistas ocuparam o espaço, até então conhecido por ter sido criado para ser um hospital militar. Construído em 1912 e tombado municipalmente em 1994 por seu valor histórico e arquitetônico, o hoje Espaço Comum Luiz Estrela pertence ao Conjunto Arquitetônico da Praça Floriano Peixoto, que é tombado pelo IEPHA-MG. Até 2013, esteve abandonado por nada menos que 19 anos.
Serviço
Espaço Comum Luiz Estrela
Onde. Rua Manaus, 348, São Lucas
Neste sábado, das 11 às 14h.
Entrada franca.
Almoço: R$ 26,26. Valor promocional: R$ 20,20, se a pessoa lavar a própria louça.
Para acompanhar a programação comemorativa, basta seguir o Estrela no Instagram.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas por meio no link https://evoe.cc/luiz.estrela.