Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Luciana Romagnolli lança O mistério de haver olhos, seu primeiro livro de poesia

Lançamento é nesta quinta-feira, dia 17 de junho, às 19h, pelo canal do YouTube da Quintal Edições
o mistério de haver olhos
Capa do livro "O mistério de haver olhos". Foto: Ana C. Bahia / Divulgação

Investigar potencialidades de a linguagem expressar o luto e estranhar o familiar, num jogo em que identidades se desfazem e se reconstroem. Assim foi concebido o livro O mistério de haver os olhos, obra de estreia na poesia da escritora, crítica de teatro e jornalista Luciana Romagnolli. O livro é uma publicação da Quintal Edições e tem lançamento em livre no dia 17 de junho, às 19h, pelo canal do YouTube da editora. Dessa forma, ocorre um bate-papo com a autora, além de exibição de vídeo-poema dirigido pela cineasta Clarissa Campolina, sorteio de exemplares e uma leitura de poemas realizada pela atriz Laís Machado. Laís participou do FIT-BH com a peça-instalação Quaseilhas, em 2018, e do CineBH, em 2020, com o filme Canção das Filhas das Águas

O livro

Em resumo, O mistério de haver os olhos, é um reencontro da autora com a poesia. Isso porque, na adolescência, era poemas como os de Cecília Meireles e Fernando Pessoa que ocupavam o seu tempo influenciando e impulsionando a sensibilidade estética. 

De acordo com ela, são versos de uma vida inteira, ciclos de vida, de nascimento e morte. Assim, o livro é dividido em seis seções nomeadas por versos de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Cecília Meireles e Adélia Prado, que de alguma forma reverberam nos versos de Luciana Romagnolli.

Temáticas

Um dos pontos centrais de O mistério de haver os olhos é a reflexão sobre o luto, especialmente a morte do pai. O fato a afastou da poesia e elas só se reaproximaram depois do nascimento do filho de Romagnolli. Depois, trata de temas como a posição da mulher na sociedade e a reflexão sobre a maternidade.

Sobre a autora

Luciana Romagnolli tem carreira jornalística reconhecida no ramo cultural e na crítica de teatro em jornais como a Gazeta do Povo, de Curitiba, e O Tempo, de BH. É fundadora do site Horizonte em Cena e pesquisadora de teatro com doutorado pela USP. Além disso, já integrou a curadoria de festivais como o MITsp e do FIT-BH.

O lançamento de O mistério de haver os olhos é em 17 de junho, às 19h, no YouTube da Quintal Edições.

o mistério de haver olhos
Luciana Romagnolli. Foto: Evelen Torrens

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!