Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Luan Nobat lança lyric video da canção Praia da Estação

Por Thiago Fonseca *

06/11/2018 às 12:56 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI

A Praia da Estação, evento que surgiu em 2010 como ato político, virou música nas mãos do cantor mineiro Luan Nobat no ano passado. Agora a canção ganha um lyric video lançado nesta terça-feira, dia 6, no Youtube. As cenas foram gravadas no evento e contam com diversos blocos de carnaval, artistas, agitadores culturais e políticos da capital mineira. Além disso, refletem atos políticos, liberdade e diversidade.

O vídeo foi dirigido por Luan e gravado por Rafael Sandim na edição do dia 7 de setembro deste ano. Segundo o músico, as pessoas que participam são amigos e o próprio público da Praia. “Dias antes de gravar o vídeo fiz shows em casas e apartamentos e fui convidando as pessoas. Não esperava que ia muita gente, quando cheguei lá estava todo mundo. Foi uma festa. Ainda cantei a canção junto com os blocos e todo mundo acompanhou”, conta Luan.

‘Praia da Estação’ é uma das nove canções do disco ‘Estação Cidade Baixa’, lançado setembro em 2017. Em suma, fala e celebra a ausência-símbolo do mar em torno do movimento. Foi escrita em 2016, assim como as outras do álbum, quando Luan estava em turnê por cidades diversas do país. “Quanto mais andava, mais pensava em BH e reconhecia a cidade como uma ponta dos movimentos de ocupação. Conheci o evento logo no início e me chamou a atenção. Um movimento político e que ainda trazia a praia para o cento de BH”.

 

[youtube modulo=”2″]gXTHFyCCkRg[/youtube]

 

Ocupação, liberdade e diversidade

O ato Praia da Estação surgiu em 2010 como forma de protesto a um decreto expedido pelo então prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que proibia a realização de eventos culturais na Praça da Estação, no centro de BH. Em resposta, um grupo de pessoas em trajes de banho organizou um flash mob e ocupou a Praça e suas fontes para protestar. Desde então, é uma das principais mobilizações políticas dos últimas anos na cidade.

“A Praia da Estação deu à Belo Horizonte muito mais que força para ocupar espaços públicos, a Praia nos deu também a chance de inventar. É um ato político que encoraja a ocupar os espaços que são nossos. A canção passa a mesma ideia do evento que é a diversidade e o ato político. A diversidade e pluralidade é que faze a vida ter mais magia”, pontua.

Logo Luan decidiu criar a canção em homenagem à Praia. Hoje, é uma das mais conhecidas do álbum e tem sido interpretada por diversos artistas, como por exemplo, a cantora sergipana Héloa e o cantor mineiro Marcelo Veronez. “É uma musica que chegou forte. Ainda mais por se tratar de um movimento da cidade que reverbera o Brasil inteiro. É uma canção ainda diferente e que mescla diferentes ritmos, como por exemplo, o congado e Indie rock“, explica.

‘Estação Cidade Baixa’ é o terceiro disco de Luan e foi divulgado em três partes até o lançamento oficial em maio deste ano. O álbum retrata Belo Horizonte e é fruto de financiamento coletivo. Nobat é cantor e compositor de Belo Horizonte. Iniciou seus trabalhos na música solo em 2012 com o álbum ‘Disco Arranhado’ e lançou o segundo, ‘O Novato’ em 2015.

photo

Transmissão de jogos da Copa em BH terá shows de IZA e Jota Quest de graça

O clima da Copa do Mundo de futebol, aos poucos, vai dando os primeiros sinais. Sendo assim, vários produtores culturais aproveitaram o evento esportivo para realizar as transmissões dos jogos do Brasil com uma pegada cultural. Em Belo Horizonte uma das opções será o Mineirão Arena Nº 1 Brahma. Na programação da primeira fase o […]

LEIA MAIS
photo

O pop pode ser brasileiro, e a Pabllo Vittar nos mostra como

Por Alexandre Policarpo Pabllo Vittar ‘Não Para Não’ é o segundo álbum de uma das drag queens mais famosas do mundo. Nesse disco, Pabllo Vittar se reafirma enquanto potência ao pop brasileiro e resistência junto às origens populares dos nossos ritmos. Para começar, precisamos dar uma definição e uma explicação ao conceito “pop”. É aquele ritmo chiclete, com base eletrônica. Tem […]

LEIA MAIS
photo

Leve e antenado: uma conversa com Silva e seu Brasileiro

“Você sabe que mineiro e capixaba tem uma história, né? Amor de verão”, brinca o simpático Silva assim que atende o telefone. A leveza com que ele se apresenta à conversa sintetiza não apenas o que o artista é, mas também o que produz. Silva é leve. O tema da conversa é Brasileiro, o quinto […]

LEIA MAIS