Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Livros de artistas é tema de conversa virtual do Pampulha Território de Museus

O evento propõe um encontro entre pesquisadores, professores e artistas para discutir o conceito, técnicas e processos de criação dos livros de artistas
Por Jaiane Souza
Livros de artistas
Exposição "Gráficografia" que aborda os livros de artistas. Foto: Yan de Paula

Os livros de artistas são objetos que se assumem como uma obra de arte única. Além disso, pode apresentar um caráter escultural, de livro objeto, ilustrado, livro de arte poema livro. Em outras palavras, o livro de artista é um objeto de arte que fala por si só, que assume esse papel rompendo com os formatos tradicionais. Considerando essa definição, o Pampulha Território de Museus realiza a roda de conversa virtual O corpo do livro de artista. Trata-se de uma atividade educativa que integra a programação do Museu de Arte da Pampulha e ocorre em 23 de abril, às 10. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo Sympla.

A roda de conversa parte de um recorte da exposição Gráficografia, que foca justamente nos livros de artistas. Ela está montada no Museu Histórico Abílio Barreto, mas que está fechado temporariamente devido à pandemia. A exposição se divide em núcleos com olhares distintos sobre os livros de artistas, bem como suas tipologias, técnicas e influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte. 

A roda de conversa

O encontro virtual O corpo do livro de artista vai abordar a conceituação, técnicas e os múltiplos processos de criação dos livros de artistas, além das várias composições e formatos. Os convidados são Marco Tulio Resende, graduado em artes plásticas pela Escola Guignard e mestre pela School of the Art Institute of Chicago – Artic, Estados Unidos. Ele também ganhou o prêmio de desenho no 9º Salão Internacional de Arte Contemporânea de BH em 1977 e menção honrosa do Fellowship Contest, realizado pelo Artic em 1978.

Ao lado dele participa Helene Sacco. Em suma, ela é artista, pesquisadora e doutora em Artes Visuais, possui mestrado na área e é coordenadora do projeto de pesquisa Lugares-livros: dimensões poéticas e materiais. Por fim, Paulo Silveira, bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Desenho, Pintura e Comunicação Social pela UFRGS. Além disso, é doutor em Artes Visuais. 

O bate-papo é nesta sexta-feira, 23 de abril, às 10h. Inscreva-se gratuitamente pelo Sympla.

Livros de artistas
Exposição “Gráficografia” que aborda os livros de artistas. Foto: Tarcisio de Paula / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!