Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira a agenda de lançamentos de livros deste final de semana

Gostou? Compartilhe!

Tem livros para todos os gostos, de lançamentos para o público infantojuvenil até uma leitura linguística de textos psicanalíticos

Sábado é, tradicionalmente, um dia de sessões de autógrafos de livros na cidade. Neste sábado, dia 16 de dezembro, não será diferente. Selecionamos, aqui, alguns dos livros que serão apresentados em livrarias tradicionais da cidade, como a Quixote, Café com Letras, Scriptum e Jenipapo. E, ainda, um lançamento na cidade de Mariana: “Mariana, o Livro dos Minerais”, terceiro volume da série Árvores, Memórias e Reflorestamentos, organizado pela escritora marianense mo maiê.

Livraria e Café Quixote

A Livraria e Café Quixote acolhe, neste sábado, das 11 às 14h, o lançamento do livro “Sobre o Rio”, de Isabela Prado, artista visual, mestre em Artes pela Indiana University (EUA) e professora da Escola de Belas Artes da UFMG. A edição bilíngue (português e inglês) traz textos inéditos de Michele Arroyo, Alessandro Borsagli, Josué Mattos, Roberto Luís Monte-Mór e Guilherme Wisnik, além de uma entrevista realizada pelos curadores Clarissa Diniz e Josué Mattos com a artista Isabela Prado. O livro reúne documentações e reflexões acerca do projeto, bem como lança luz em torno das pesquisas que Isabela Prado vem realizando desde 2006. O primeiro lançamento aconteceu no ano passado, na Academia Mineira de Letras. A Quixote fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.

Isabela Prado faz mais um lançamento do livro “Sobre o Rio” (Aline Xavier e Roberto Bellini/Divulgação)
Isabela Prado faz mais um lançamento do livro “Sobre o Rio” (Aline Xavier e Roberto Bellini/Divulgação)

Café com Letras

Será no dia 16 de dezembro, de 11h às 13h, no Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi), o lançamento do terceiro livro de Thiago V. Lacerda – “Herdeira do Norte – A crônica da Lâmina Vermelha”. Trata-se do segundo livro a ser lançado pelo Selo Yolo, da Editora Literíssima. Presente no Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH, o autor foi o mais vendido pela citada editora. Ao Culturadoria, o autor comentou: “O meu objetivo com esse livro, na verdade, é bem simples. Eu pretendo alcançar um público jovem, que gosta de fantasia – até porque, no Brasil, a gente não tem tantos livros de fantasia de destaque”.

Thiago V. Lacerda comenta, ainda, que o livro explora muito a personalidade dos personagens. E diz que se dedicou à obra, “principalmente considerando que eu já escrevi muitos livros que ainda não foram publicados, a minha dedicação foi algo que eu nunca havia visto”. Ele acrescenta que a história junta amor, ciúme, inveja, ódio.. E a sede por ser amado. “Esse sentimento de abandono, de muitas vezes se sentir inútil,r patético.. Está tudo em ‘Herdeiro do Norte’. Acho que os jovens vão se interessar”.

Livraria Jenipapo

Neste sábado, 16 de dezembro, das 11 às 14h, José Rezende Jr. lança o livro infantojuvenil “O sapo que não queria ser príncipe (e a moça que não estava nem aí para príncipe encantado)” (Editora Gato Leitor). Ilustrações de Catarina Bessel. Confira a descrição: “A história até que começa igual: Era uma vez… Mas o final é beeeem diferente. Ou melhor, os finais. Sim, porque essa é uma história que não acaba nem quando termina. Voltando ao começo: Era uma vez um sapo que só queria ser sapo e uma moça que não saía por aí beijando sapo para ver se achava príncipe encantado, os dois felizes da vida em serem o que eram. Mas aí uma bruxa que nem era assim tão malvada entrou na história e…” A Jenipapo fica Rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi.

Já no domingo, José Hilton Rosa autografa dois livros na Jenipapo: “O Peso da Cor” e “Primavera, aprendendo na escola”.

Livraria Scriptum

A Scriptum sedia o lançamento de “Ensaios de Linguagem e Psicanálise”, de Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen, a partir das 11h30. Confira o texto de apresentação do evento: a obra apresenta uma leitura linguística de textos psicanalíticos, ou seja, textos de determinadas etapas da evolução do pensamento psicanalítico, lidos sob a luz de também determinadas teorias linguísticas. Cuida em perquirir e identificar, nesses textos, como os mestres da psicanálise, Freud, Lacan e Laplanche trataram da questão “linguagem humana articulada falada”, que, segundo a autora, é fundante do processo psicanalítico e de sua teorização. Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi.

Em Mariana

Já na cidade de Mariana, acontece neste sábado, 16 de dezembro, o lançamento de “Mariana, o Livro dos Minerais”, terceiro volume da série Árvores, Memórias e Reflorestamentos, organizado pela escritora marianense mo maiê. A série é uma compilação de artigos, fotos, ilustrações e transcrições de relatos orais de estórias de vida de griôs, mestras, mestres e guardiões da cultura popular e tradicional de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo (Mariana), Barra Longa e Gesteira (Barra Longa), comunidades atingidas em novembro de 2015 pela lama, após o rompimento de uma barragem de rejeito de mineração (Fundão). A atividade será realizada a partir das 10h, na Praça da Sé, Centro Histórico de Mariana.

A vernissage de lançamento do livro faz parte da programação do evento Conexões Urbanas – Natal de Cria, na Tenda de Todas as Artes. Conta com atrações musicais, feira e exposição de artes, sessão de autógrafos com a autora, além da entrega de certificados a mestras e mestres das comunidades atingidas de Mariana e Barra Longa. “Essa certificação reconhece o papel fundamental desses griôs na manutenção da memória viva dos costumes culturais de nossas sociedades, em estado de reconstrução e regeneração”, explica a organizadora da série.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]