fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

O Estagiário: três lições de empreendedorismo para aprender com o filme

Com Anne Hathaway e Robert De Niro no elenco, O Estagiário é um filme gostoso de ver e muito inspirador

Por Fernanda Peixoto *

16/07/2020 às 16:57 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
O Estagiário - Foto: Warner Bros.

Anne Hathaway dá vida a Jules Ostin em O Estagiário. Disponível na Netflix, o longa conta ainda com a presença de Robert De Niro, que interpreta Ben. Esse é um filme leve, estilo sessão da tarde, e que, com certeza, vai agradar a maioria. Mas o mais interessante aqui são as lições que você pode levar se quiser empreender, seja criando uma empresa ou vendendo os seus talentos.

No filme, Jules e Ben formam uma parceria de trabalho inusitada. Jules é a dona da empresa, vive abarrotada de tarefas. Enquanto isso, Ben é um senhor aposentado que entra na empresa como estagiário e logo se mostra proativo para tirar um pouco do peso nas costas de Jules. Assim, nessa história verá que como ter uma parceria dentro do ambiente de trabalho pode ser um forte elemento para crescimento pessoal e até cultivar um pouco da sanidade mental. 

Seja onipresente

Você sabe o que acontece no seu negócio? Por mais que você não consiga abraçar o mundo, Jules mostra como é importante saber como está cada processo da loja. De vez em quando ela faz atendimentos por telefone e compra no site para ver como estão sendo embalados os pedidos. O maior aprendizado aqui é que é essencial acompanhar a equipe e ver se as pessoas estão aplicando o estilo e cultura da empresa. Mas ser onipresente não significa que você vai assumir todas as áreas da marca, quando for o momento, aprenda a delegar e a montar uma equipe de confiança. Assim, você vai poder ser onipresente sem ficar tão sobrecarregado.

Comemore as pequenas vitórias

Reconhecer os bem feitos da equipe, as pequenas conquistas e os desafios vencidos é um grande passo para manter o grupo motivado. No filme, cada vez que uma pessoa atinge um objetivo, seja até arrumar a mesa que estava bagunçada no escritório, no caso de Ben, a equipe comemora com um sino. É uma boa forma de manter as pessoas animadas. Da mesma forma, aprenda a ouvir também as considerações e opiniões da equipe, grandes projetos e ideias podem surgir a partir dessa troca.

Se mantenha inquieto

O empreendedor nunca para. Tem ali uma mente pensante quase que 24 horas por dia. Por isso, desenvolva essa mente proativa: que está sempre buscando formas de inovar, procurando cultivar a criatividade e o repertório. A resiliência do empreendedor vem acompanhada pela inquietude. O desejo de ser cada vez melhor. E essa forma de pensar pede coragem: então, abrace novas aventuras. Não tenha medo de experimentar, tentar e falhar, se for o caso. Toda experiência é um aprendizado.

 

O Estagiário - Foto: Warner Bros.

O Estagiário. Foto: Warner Bros.

photo

As lições de empreendedorismo de Madam C.J Walker na série da Netflix

A série disponível na Netflix A vida e a história de Madam C.J Walker, ou simplesmente, Self Made, é aquele tipo de produção que oferece ao espectador uma série de caminhos de análise. Pode-se, por exemplo, iniciar com elogios mil a Octavia Spencer, não apenas pela brilhante atuação como a protagonista, mas também por ter produzido essa […]

LEIA MAIS
photo

Empreendimentos culturais surgem em BH na contramão da pandemia

Mais de R$ 100 bilhões. É o que deixará de arrecadar os setores da cultura e de eventos durante a pandemia. É o que aponta um levantamento realizado por João Luiz Figueiredo, coordenador do mestrado profissional em gestão de economia criativa da ESPM. Com cancelamentos e faturamento no zero, não é novidade que muitas empresas […]

LEIA MAIS
photo

Morena Nascimento: “A arte é o olhar que você dá para as coisas e não as coisas em si”

Onde e como você enxerga a arte? Para os artistas, essa sempre foi uma reflexão presente. Agora, em momentos de isolamento social tem sido um desafio. A bailarina Morena Nascimento, por exemplo, participou do Show da Tarde, no Instagram do Culturadoria, e contou que no início estava aversa às lives, ficou em um momento de […]

LEIA MAIS