Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Letra em Cena encerra 2023 com reverência a Ariano Suassuna

Gostou? Compartilhe!

O último Letra em Cena. Como Ler… deste ano convida Antônio Nóbrega para falar de Ariano Suassuna

A última sessão da temporada 2023 do programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o Letra em Cena, será nesta terça, 14 de novembro, às 19h. Assim, o Teatro do citado complexo cultural, localizado na Unidade I do Minas Tênis Clube, será tomado pelas letras de Ariano Suassuna (1927 – 2014). Na ocasião, o multiartista Antônio Nóbrega mostrará observações, análise e leituras do homenageado. Suassuna foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo. Tal qual, professor e advogado. Primeiramente, um homem que tinha verdadeira paixão pela cultura popular nacional. “Eu falo mais da popular porque é a mais discriminada. Eu me interesso pela cultura brasileira em geral e pela cultura universal”, disse Suassuna ao jornalista Gerson Camarotti, em 2012.

O Letra em Cena, como habitual, será conduzido pelo jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no site da Sympla.

Antônio Nóbrega, que vai homenagear Ariano Suassuna nesta terça, no Letra em Cena (Silvia Machado/MTC/Divulgação)
Antônio Nóbrega, que vai homenagear Ariano Suassuna nesta terça, no Letra em Cena (Silvia Machado/MTC/Divulgação)

Trajetória

Um dos paraibanos mais recifenses do país, Ariano Suassuna, foco desta edição do Letra em Cena, foi eleito em 1989 para a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras. Do mesmo modo, integrou as academias de letras de Pernambuco e Paraíba. Suassuna nasceu em uma família com posses. Desse modo, o pai dele, João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna, chegou a ser “presidente do estado” (cargo que hoje é o de governador) da Paraíba. Porém, na revolução de 1930, João Urbano foi assassinado. Assim, a família mudou-se para Taperoá, mais tarde para Campina Grande, ambas cidades na Paraíba.

Foi na adolescência que Ariano se mudou para Recife. Assim, lá, fez a graduação em Direito, se tornando advogado em 1950. Nesse período, Suassuna criou a primeira peça teatral, laureada com o prêmio Carlos Magno, “Uma Mulher Vestida de Sol”. Tal espetáculo é inspirado no livro do Apocalipse e é considerado a primeira grande tragédia produzida no Nordeste. Em seguida, o autor criou, junto a Hermilo Barbosa Filho, o Teatro do Estudante de Pernambuco. No rol das obras de Suassuna, também estão: “O Santo e a Porca”, de 1958, ou “O Auto da Compadecida”, de 1955, além de muitas outras. Desse modo, algumas delas serão abordadas no Letra em Cena.

Serviço

Letra em Cena Especial – Ariano Suassuna e a força da cultura popular, com Antônio Nóbrega

Nesta terça-feira, dia 14 de novembro, às 19h.
Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes)

Entrada franca (retirada prévia de ingressos pelo Sympla)

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]