O último Letra em Cena. Como Ler… deste ano convida Antônio Nóbrega para falar de Ariano Suassuna
A última sessão da temporada 2023 do programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o Letra em Cena, será nesta terça, 14 de novembro, às 19h. Assim, o Teatro do citado complexo cultural, localizado na Unidade I do Minas Tênis Clube, será tomado pelas letras de Ariano Suassuna (1927 – 2014). Na ocasião, o multiartista Antônio Nóbrega mostrará observações, análise e leituras do homenageado. Suassuna foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo. Tal qual, professor e advogado. Primeiramente, um homem que tinha verdadeira paixão pela cultura popular nacional. “Eu falo mais da popular porque é a mais discriminada. Eu me interesso pela cultura brasileira em geral e pela cultura universal”, disse Suassuna ao jornalista Gerson Camarotti, em 2012.
O Letra em Cena, como habitual, será conduzido pelo jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no site da Sympla.
Trajetória
Um dos paraibanos mais recifenses do país, Ariano Suassuna, foco desta edição do Letra em Cena, foi eleito em 1989 para a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras. Do mesmo modo, integrou as academias de letras de Pernambuco e Paraíba. Suassuna nasceu em uma família com posses. Desse modo, o pai dele, João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna, chegou a ser “presidente do estado” (cargo que hoje é o de governador) da Paraíba. Porém, na revolução de 1930, João Urbano foi assassinado. Assim, a família mudou-se para Taperoá, mais tarde para Campina Grande, ambas cidades na Paraíba.
Foi na adolescência que Ariano se mudou para Recife. Assim, lá, fez a graduação em Direito, se tornando advogado em 1950. Nesse período, Suassuna criou a primeira peça teatral, laureada com o prêmio Carlos Magno, “Uma Mulher Vestida de Sol”. Tal espetáculo é inspirado no livro do Apocalipse e é considerado a primeira grande tragédia produzida no Nordeste. Em seguida, o autor criou, junto a Hermilo Barbosa Filho, o Teatro do Estudante de Pernambuco. No rol das obras de Suassuna, também estão: “O Santo e a Porca”, de 1958, ou “O Auto da Compadecida”, de 1955, além de muitas outras. Desse modo, algumas delas serão abordadas no Letra em Cena.
Serviço
Letra em Cena Especial – Ariano Suassuna e a força da cultura popular, com Antônio Nóbrega
Nesta terça-feira, dia 14 de novembro, às 19h.
Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes)
Entrada franca (retirada prévia de ingressos pelo Sympla)