Que tal aprender mais sobre cultura e também aplicar o conhecimento na prática? É essa a proposta da primeira edição do nosso Laboratório de jornalismo e crítica cultural. Desde sempre, arte, educação e comunicação fazem parte do propósito do projeto Culturadoria. Mas, agora, queremos ampliar: mais vozes, mais pontos de vista, mais reflexões, mais experimentações jornalísticas e por aí vai!
O 1º Laboratório Culturadoria de Jornalismo e Crítica Cultural: olhares e processos será ministrado em conjunto por Carol Braga e Maurício Guilherme Silva Jr., professores e jornalistas. A partir do dia 5 de maio até 23 de junho, sempre às quartas-feiras, eles têm encontros ao vivo com os participantes.
A cada dia, além das aulas teóricas, teremos também reuniões coletivas de pauta. A iniciativa pretende estimular a produção de narrativas experimentais para o portal Culturadoria. Podem participar, além de estudantes de jornalismo e comunicação social, interessados de áreas afins, além de pessoas ligadas à produção de conteúdo para (e sobre) cultura.
Os professores
Carol Braga é doutora em Comunicação e sociabilidade contemporânea (Universidad Autónoma de Barcelona/UFMG, 2013), mestre em Jornalismo e novas linguagens (Universidad Autónoma de Barcelona, 2009) e pós-graduada em crítica de música pop e cinema (Universidad Ramon Llull, 2008), de Barcelona. Realizou estágio pós-doutoral na UFMG (2018), com projeto sobre narrativas transmídia. Jornalista cultural desde 2001, com experiências de crítica e reportagem na rádio Guarani, na TV Alterosa e no caderno de cultura do jornal Estado de Minas. Colaborou com veículos como revista Bravo e Correio Braziliense. Idealizadora e editora do portal Culturadoria. É professora universitária desde 2014.
Maurício Guilherme Silva Jr. é doutor em Estudos Literários (UFMG, 2012), com pós-doutorado em Comunicação Social (UFMG, 2015), é graduado em Jornalismo (UFMG, 1999). Professor universitário desde 2005, integra o Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig, por meio do qual é editor-chefe da revista Minas Faz Ciência. Como músico, integrou a banda Cinco Rios. No papel de crítico musical, foi colaborador do jornal O Tempo e do programa Viamundo, veiculado pela rádio Inconfidência FM. Como crítico literário, lançou, em 2014, o livro Cronismo de resistência: tensões narrativas entre jornalismo, história e literatura em crônicas de Carlos Heitor Cony contra o golpe militar de 1964.
Confira aqui a programação completa do 1º Laboratório Culturadoria de jornalismo e crítica cultural: olhares e processos.
Dia 5/5, de 19 às 22h
Apresentação do projeto e da linha editorial Culturadoria
- O que é pauta para o Culturadoria?
Dia 12/5, de 19h às 22h
Módulo 1 – Cultura: conceitos e práticas
- O que é Cultura?
- História do Jornalismo e da Crítica Cultural
Dias 19/5 e 26/5, de 19h às 22h
Módulo 2 – Gêneros Jornalísticos na Cultura
- Reportagem
- Utilitário
- Crítica Cultura: Cinema, Teatro; Música e Literatura
Dias 2/6 e 9/6, de 19h às 22h
Módulo 3 – Desafios do Jornalismo e da Crítica Cultural na Internet
- O texto na internet
- SEO
- Os recursos multimídia aplicados ao jornalismo cultural
- Estratégias Multiplataformas
- Redes Sociais
Dias 16/6 e 23/6, de 19h às 22h
Módulo 4 – Encontro prático
Orientação e entrega das narrativas
Serviço
1º Laboratório Culturadoria de jornalismo e crítica cultural: olhares e processos
8 encontros online (ao vivo) com aulas gravadas para acesso posterior dos participantes.
Datas e horários: 05 de maio a 23 de junho, das 19h às 22h.