Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

O LABORATÓRIO

O Laboratório Culturadoria de Jornalismo e Crítica Cultural será ministrado, em conjunto, pelos professores Carol Braga e Maurício Guilherme Silva Jr.

Dividida em aulas teóricas e reuniões coletivas de pauta, a iniciativa pretende não apenas abordar fundamentos da reportagem e da crítica cultural, como estimular a produção de narrativas experimentais para o portal Culturadoria.

PARA QUEM É?

O Laboratório Culturadoria de Jornalismo e Crítica Cultural se destina a estudantes de Jornalismo, Comunicação Social e áreas afins, além de pessoas ligadas à produção de conteúdo para (e sobre) cultura. 

O QUE TEM NO CURSO?

Apresentação do projeto e da linha editorial Culturadoria

O que é pauta para o Culturadoria?

Módulo 1 – Cultura: conceitos e práticas

O que é Cultura?

História do Jornalismo e da Crítica Cultural

Módulo 2 – Gêneros Jornalísticos na Cultura

Reportagem

Utilitário

Crítica Cultural

Crítica de Cinema

Crítica de Teatro

Crítica de Música

Crítica de Literatura

Módulo 3 – Desafios do Jornalismo e da Crítica Cultural na Internet

O texto na internet

SEO

Os recursos multimídia aplicados ao jornalismo cultural

Estratégias Multiplataformas

Redes Sociais

 

Módulo 4 – Encontros práticos: orientação e entrega das narrativas

Dias
Horas
Minutos
Segundos

OS PROFESSORES

Maurício Guilherme Silva Jr.

Doutor em Estudos Literários (UFMG, 2012), com pós-doutorado em Comunicação Social (UFMG, 2015), é graduado em Jornalismo (UFMG, 1999). Professor universitário desde 2005, integra o Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig, por meio do qual é editor-chefe da revista Minas Faz Ciência. Como músico, integrou a banda Cinco Rios. No papel de crítico musical, foi colaborador do jornal O Tempo e do programa Viamundo, veiculado pela rádio Inconfidência FM. Como crítico literário, lançou, em 2014, o livro Cronismo de resistência: tensões narrativas entre jornalismo, história e literatura em crônicas de Carlos Heitor Cony contra o golpe militar de 1964.

Carol Braga

Doutora em Comunicação e sociabilidade contemporânea (Universidad Autónoma de Barcelona/UFMG, 2013), mestre em Jornalismo e novas linguagens (Universidad Autónoma de Barcelona, 2009) e pós-graduada em crítica de música pop e cinema (Universidad Ramon Llull, 2008), de Barcelona. Realizou estágio pós-doutoral na UFMG (2018), com projeto sobre narrativas transmídia. Jornalista cultural desde 2001, com experiências de crítica e reportagem na rádio Guarani, na TV Alterosa e no caderno de cultura do jornal Estado de Minas. Colaborou com veículos como revista Bravo e Correio Braziliense. Idealizadora e editora do portal Culturadoria. É professora universitária desde 2014.

2º Laboratório Culturadoria de Jornalismo e Crítica Cultural

Olhares & Processos
R$ 330
  • Curso teórico e prático
  • Vagas limitadas
  • Atendimento personalizado
  • Prática de crítica e reportagem cultural